Breaking News

Nanoantenas poderiam fazer painéis solares mais eficientes


Cientistas da Universidade de Tel Aviv estão criando Nanoantenas, que poderiam ser muito mais eficientes do que painéis solares


Ondas de rádio são um tipo de onda eletromagnética, e, quando elas são captadas por antenas tradicionais metálicas, a colisão dos fótons da onda podem, por efeito fotovoltaico, gerar corrente elétrica. Dado que as ondas óticas são também eletromagnéticas, e são também carreadores de energia, uma equipe de cientistas da Universidade de Tel Aviv se perguntou se elas poderiam também ser convertidas em eletricidade, através de uma antena. Acontece que eles podem – se a antena for muito, muito curta. Elas poderiam substituir os semicondutores de silício que estão nos painéis solares, colhendo mais energia a partir de um espectro mais amplo de luz solar do que é atualmente possível.

As nanoantenas são construídas a partir de pequenas quantidades de alumínio e ouro, e tem menos de um mícron (a milhonésima parte de um metro) de comprimento – porque a luz tem comprimento de onda curto em comparação com as ondas de rádio, antenas curtas fornecem a absorção ideal. Depois de criadas, as nanoantenas foram expostas à luz, para determinar o quão bem elas podem receber e transmitir a energia da luz. De acordo com os testes iniciais, 95% da potência é absorvida pelas antenas.
Os pesquisadores acreditam que um painel contendo uma variedade de comprimentos de nanoantenas pode coletar a energia de um espectro muito mais amplo solar do que é atualmente permitido pela tecnologia de semicondutores.

Embora o silício não seja um material particularmente caro, os cientistas acreditam que a eficiência superior de seus painéis poderia permitir que eles sejam menores que os painéis fotovoltaicos, e, portanto, mais rentáveis.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço