Breaking News

Corram para as montanhas! Protocolo IPv4 atingiu seu limite


É o fim da internet! Como disse o @jonnyken, corram para as montanhas!


Aconteceu nos últimos dias o que já era previsto para esse ano, chegamos ao número limite de IPV4 distribuídos na internet. O protocolo de navegação IPv4, desenvolvido nos anos 1960 e adotado como padrão em 1981, atingiu seu limite de navegação. Dessa forma, não será mais possível obter novos endereços de IP utilizando este formato.
Este anúncio foi feito pelo Ripe NCC, consórcio de organizações de internet que regula o setor na Europa.
“Quando a internet foi projetada, parecia improvável que o número de endereços IP seria um problema. Entretanto, o limite do IPv4 foi ficando claro ao longo dos anos”, declarou o diretor do consórcio, Axel Pawlik.
Baseado em 32 bits, o IPv4 possui limite de 4,3 bilhões de combinações de endereços. Com o advento de smartphones e tablets, essa capacidade se tornou insuficiente.
Agora, o antigo protocolo passa a ser substituído pelo IPv6, capaz de oferecer 340 undecilhões (ou 3.4×10 elevado a 38) de combinações. A mudança não deve afetar os usuários.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço