Breaking News

Cuidado com vírus enviados através de mensagem de celular



O alerta é para dispositivos Android

A empresa de segurança Symantec alertou sobre um novo malware que ataca dispositivos móveis mudando seu próprio código a cada download. A técnica é conhecida como poimorfismo de servidor, é bem comum em desktops mas agora também avança no mundo móvel. O cavalo de tróia (trojan, no jargão técnico), aflige usuários de dispositivo Android.
Segundo a empresa, um mecanismo especial que trabalha dentro do servidor de distribuição modifica partes do malware para assegurar que cada aplicativo infectado a ser baixado seja único. A Symantec rotulou o aplicativo malicioso como “Android.Opfake” e diz que todas as variantes dele estão sendo distribuídas por sites russos.
Os ataques tem atingido o Android devido a que a maior parte dos usuários baixa seus softwares através de canais oficiais, e a estrutura do Android Market dificulta esse tipo de distribuição de malwares, dizem analistas.
O último Relatório de Ameaças para Móveis da Mobile Security, que saiu em junho de 2011, estima que meio milhão de pessoas foram afetadas por malwares para Android no primeiro semestre desse ano. Foram coletados mais de 700.000 aplicativos e 10 milhões de dispositivos em todo o mundo e os dados revelaram um aumento significativo no volume de malware em dispositos móveis desde janeiro. “Segundo nossos dados, em junho de 2011 os usuários do Android tiveram duas vezes e meia mais chances de encontrar um malware.”, explica o relatório.
As razões para isto são bem conhecidas. aplicativos iOS são avaliados pela Apple através de um processo de revisão manual que estabelece algumas diretrizes de segurança bem rigorosas. Já as aplicações em Android Market do Google não passam pelo mesmo processo de revisão e isso faz com que se torne mais fácil distribuir malware na atualização deles.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço