Breaking News

61 anos depois, computador é restaurado e volta à ativa!


Um dos computadores mais antigos do mundo, o Harwell Dekatron, criado em 1951, voltou à ativa e está exposto no Museu Nacional da Computação, em Bletchley, na Inglaterra, informou o site Daily Mail.


A máquina, que pesa 2,5 toneladas – o equivalente a 15 mil iPads Mini ou 20 mil iPhones, foi usada até 1958 em modelos matemáticos para o desenvolvimento dos primeiros reatores nucleares do Reino Unido, no Centro de Pesquisa de Energia Atômica, no vilarejo de Harwell, no sul da Inglaterra.
Criado com 10 mil componentes móveis, incluindo 828 válvulas Dekatron, o computador era capaz de realizar 80 horas por semana de cálculos ininterruptamente. Os resultados eram armazenados em fitas de papel.
O trabalho de restauração, realizado por voluntários britânicos que fazem parte da Sociedade de Conservação de Computadores (CCS, na sigla em inglês) teve início em 2009 quando o computador foi encontrado em um depósito, desmontado em 50 partes, e levado ao museu britânico, em Bletchey.
Após sua aposentadoria, a máquina foi usada até a década de 1970 em sala de aula, na faculdade de Wolverhampton, onde ganhou o apelido de ‘WITCH’ (‘bruxa’, em português). Hoje, os cálculos do Harwell Dekatron equivalem aos de uma calculadora simples. E você ainda reclama do seu notebook core i7?

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço