Breaking News

Nerds, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar



Geeks e Nerds de todo planeta pegarão suas toalhas, adicionarão a suas malas para conseguir sobreviver a essa sexta-feira  (25). Trata-se de uma homenagem ao autor Douglas Adams, da série de livros Guia do Mochileiro das Galáxias e ícone do mundo nerd, no que é considerado o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd. Em sua série de livros, Adam escreve que ““a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”.
No Brasil, ao menos dois eventos celebrarão a obra do autor, um em São Paulo e outro em Brasília.
Em São Paulo, uma espécie de marcha reunirá os fãs do autor no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 19h (estarei lá). Eles seguirão com suas toalhas na direção da rua Augusta. “A ideia surgiu no ano passado e foi para reunir quem gosta do ‘Guia’ e é fã do Douglas Adams”, explica o meteorologista Eduardo Gonçalves, de 23 anos, envolvido na organização informal do evento.
Segundo ele, o encontro serve para que os fãs dos livros e da série possam se encontrar e acabar deixando as pessoas que passam pela Paulista como uma cara de interrogação, perguntando quem são aquelas pessoas andando com toalhas. Para Gonçalves, o evento é importante para que os fãs possam se conhecer e saber que não são os únicos que conhecem a importância da toalha.
Já é a segunda Marcha da Toalha dele, que conta que o evento reuniu 30 pessoas na avenida Paulista no ano passado. “Todos estavam com a toalha e foi até bom, porque pudemos nos diferenciar de outros grupos que estavam lá”, lembra ele. A expectativa do meteorologista é que esse ano venham mais pessoas. “Houve mais divulgação.”
Em Brasília, na capital do país, outro nerd está envolvido na organização da comemoração do dia da Toalha. Welton Rocha é o coordenador de eventos da Livraria Cultura de Brasília e promoverá uma série de brincadeiras para comemorar o dia na edição da livraria que fica no CasaPark Shopping Center.
“Decidimos comemorar o dia porque é uma homenagem a um escritor e nós gostamos de incentivar qualquer coisa que celebre a literatura. Mas também sou um nerd, um fã do ‘Guia’ e é uma satisfação muito grande poder estimular a confraternização dos fãs”, disse. Segundo ele, o nerd atualmente é a aquela pessoa aficionada por alguma coisa. “Sou um grande fã de literatura, séries de TV e um pouco de tecnologia.”
Já é a segunda vez que a Livraria Cultura de Brasília organiza um evento do tipo. “Ano passado foi algo mais modesto, só para incentivar as pessoas que saíram de casa com a toalha. Tivemos quase 50 pessoas”, lembra. Segundo ele, os funcionários da empresa também adotam a toalha em seu uniforme no dia, em homenagem a Douglas Adams.
Na edição de 2012, o evento será mais elaborado, segundo ele. A brincadeira é que o evento será uma espécie de “treinamento de emergência” para as pessoas que querem ficar prontas para fugir do planeta quando ele acabar. “Vamos exibir partes do filme, definir o que não pode faltar na mochila e fazer um concurso de poesia Vogon.” No livro, esse tipo de poesia é considerada a terceira pior coisa do universo.
E você, já pegou sua toalha ?

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço