Breaking News

Notícia sobre este concurso



Tendo em vista que a disciplina de Informática será cobrada para todos os cargos do concurso do IPM, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor do Curso Referencial, Augusto Cesar, afim de esclarecer algumas dúvidas dos interessados. Segundo o professor, que lenciona a matéria voltada para concursos desde 1998, para obter um bom desempenho na prova, o candidato, primeiramente, deve estar por dentro dos principais assuntos exigidos pela organizadora. Além disso, é importante que o concorrente faça uso de material didático adequado para auxiliar seus estudos.

"É preciso obter um bom material didático claro e explicativo, com ilustrações de ferramentas de softwares, suas funções, atalhos de teclado e terminologias usadas no ambiente de informática, já que as provas exigem muito esses conhecimentos."

De acordo com Augusto, ao analisar algumas questões de informática do Imphar, organizador do concurso, é possivel verificar que eles exigem bastantes conhecimentos em Openoffice, principalmente Writer (editor de textos) e Calc (planilhas eletrônicas), Sistemas Windows e Linux e Navegador Web (Mozilla Firefox). O professor ainda deu dicas sobre o que pode ser cobrado dentro desses assuntos.

"Para Writer é provavél que caia botões das barras de ferramentas padrão e formatação, principais atalhos de teclado e comandos do menu formatar (como caractere, parágrafo e página, colunas, alterar
caixa); Windows, deve ser cobrado conhecimentos sobre a área de trabalho (personalizar a barra de tarefas, o menu iniciar, o plano de fundo); No Calc, a resolução de fórmulas com operações aritméticas, cópia de células que contém cálculo e ferramentas de classificação de dados; e Mozila Firefox, a navegação privativa, atalhos de teclado, entre outros", destacou.

O professor ressalta ainda que os candidatos devem estar atentos às "pegadinhas" que podem cair na prova. "Os concorrentes devem ter muito cuidado com os atalhos de teclado, já que a maioria deles só muda uma letrinha, e também com o nome das barras de ferramentas nas janelas dos programas", concluiu.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço