terça-feira, 11 de outubro de 2016

'Semana da Criança' no Hospital do Baixo Amazonas inicia com cortes de cabelos e pintura corporal


Há três anos e meio M.V., de seis anos, luta contra a leucemia no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Ela e a mãe saíram de Altamira para tratar da doença em Santarém. Esse tempo todo não tem sido fácil, mas as duas encontram forças para seguir em frente sem desanimar. E a equipe do hospital, junto com parceiros e voluntários, tem tentado tornar o dia a dia dos usuários mais alegre e confortável.

Como nesta segunda-feira, 10, em que a unidade abriu a programação da “Semana da Criança no HRBA”, oferecendo corte de cabelos e pinturas corporais. “Com certeza isso ajuda muito no tratamento, tira o ar de sofrimento, não fica mais chorando. Mexe na autoestima dela, fica bem melhor, mais alegre. Ela amou o resultado”, conta a mãe, Ana Maria.

A professora Jéssica Lima, de 25 anos, voluntariou-se para realizar pinturas nas crianças. “Quando falaram dessa atividade com pintura para as crianças, eu achei muito interessante porque é ótimo levar alegria e fazer com que as crianças tenham contato com as coisas do mundo, com as brincadeiras e diversões”, diz.

Uma renomada barbearia contribuiu com cortes de cabelos em meninas e meninos. “Sabemos qual é a realidade dessas crianças e, se pudermos contribuir com o mínimo para elas, já significa muito. Acho que cabe a nós tornar o dia a dia melhor para essas crianças. Sabemos que não é fácil para elas, mas se quebrarmos essa rotina, vamos estar contribuindo até com o tratamento, porque isso faz diferença”, afirma o proprietário da El Toro Barbearia, Capual Júnior.

A presidente do Comitê de Humanização do HRBA, Karina Cunha, conta que “a ideia de cuidar do visual das crianças e de fazer a pintura no rosto é buscar oferecer momentos prazerosos de descontração e alegria, aliviando o estresse causado pela hospitalização, na semana dedicada a eles”.

A programação do HRBA segue até esta quarta-feira, 12, Dia Das Crianças. Nesta terça-feira, 11, as crianças internadas na Clínica Pediátrica vão participar de uma oficina de música. Na quarta, será realizado o programa “Família no HRBA”, em que os filhos dos colaboradores visitam a unidade para conhecer o trabalho que os pais exercem e participar de brincadeiras. Ainda na quarta de manhã será realizada a “Onco Fest Kids”, voltada para as crianças que farão consulta na Oncologia. À tarde, as crianças vão aprender a preparar pizzas durante o projeto “Mini Chef HRBA”.

Hospital

O HRBA é uma unidade de saúde pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O hospital atende casos de média e alta complexidade e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. A unidade atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do oeste do Pará.

Fonte: HRBA
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores