Breaking News

Legislativo comemora Dia do Médico e valoriza profissionais de saúde que atuam na Casa

18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.

O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Investimento constante em aperfeiçoamento, novas descobertas científicas e novos tratamentos e exames.

Na Assembleia Legislativa do Pará, esses profissionais fazem parte do Departamento de Bem Estar Social (DBES), criado em 1999 por Resolução da Mesa Diretora.  Atualmente, o setor conta com uma equipe multidisciplinar. São dez médicos nas especialidades clínica geral, dermatologia, otorrinolaringologia, pediatria, cardiologia, ginecologia e gastrologia. São para eles todas as homenagens pela data.

O objetivo inicial era ter um setor na Alepa para cuidar dos servidores da Casa, mas a demanda da sociedade por saúde acabou levando o Poder Legislativo a ampliar o atendimento também às pessoas que procuravam os gabinetes parlamentares em busca de ajuda para tratar dos problemas de saúde.

O atendimento se restringe às consultas. Mesmo assim o DBES realiza em média 500 atendimentos por semana. Dimitri Clairefont de Andrade Mello é clínico médico do DBES desde 2007 e vê no trabalho a oportunidade de contribuir para a sociedade como servidor público. ”Recebemos pessoas de todo o Estado e acabamos suprindo uma necessidade que essas pessoas, principalmente do interior, têm de conseguir atendimento médico”, avalia o profissional de saúde. “É gratificante quando vemos melhora no quadro clínico desses pacientes”, diz ele. “Em datas como esta, do ‘Dia do Médico’, me sinto reconhecido por poder fazer parte de um trabalho tão nobre e humano. Isso me deixa feliz, é a melhor homenagem”, garante Dimitri.

CURIOSIDADES - Você sabe porque no dia 18 de outubro comemoramos o dia do médico no Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra? Você sabe como é nos outros lugares?

O dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres. São Lucas estudou medicina em Antióquia (atual Turquia) e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

Nos Estados Unidos, o dia do médico (Doctor’s day) é comemorado no dia 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842. A anestesia foi realizada pelo Dr. Crawford W. Long na Georgia. Este dia foi oficializado nos E.U.A por meio de uma lei, em 1990, pelo presidente George W. Bush, mas existem registros da comemoração desta data em 1930. A data foi concebida pela Sra. Eudora Brown Almond, esposa de um médico na Georgia. O primeiro Dia do Médico nos Estados Unidos, em 1933, foi uma pequena comemoração realizada pelas esposas dos médicos em Winder (Georgia), nordeste de Atlanta.

Na Índia, o Dia do Médico é comemorado dia 1° de julho, em homenagem ao grande médico indiano Dr Bidhan Chandra Roy. Foi Ministro-chefe de Bengal Ocidental. Estudou medicina na Medical College Calcutta of the University of Calcutta. Ele permaneceu no cargo por 14 anos como candidato do Congresso Nacional do Índio, de 1948 até sua morte em 1962. Era um médico muito respeitado e um lutador pela liberdade. Dr. Roy foi homenageado com a mais alta condecoração civil do país, o Bharat Ratna em 4 de fevereiro de 1961. Ele nasceu em 01 julho de 1882 e morreu na mesma data, em 1962, com 80 anos.

No Irã, o aniversário de Avicena (mês iraniano: Shahrivar 1 = 23 de Agosto) é comemorado como o Dia do Médico nacional. Ele escreveu quase 450 tratados sobre uma ampla gama de assuntos, dos quais cerca de 240 sobreviveram. Em particular, 150 de seus tratados sobreviventes tratam de filosofia e 40 deles são sobre medicina. Seus trabalhos mais famosos são “The Book of Healing”, uma vasta enciclopédia filosófica e científica; e “The Canon of Medicine”, que era um texto médico padrão em muitas universidades medievais. A “Canon of Medicine” foi usado como um texto-livro nas universidades de Montpellier e Leuven até 1650. A obra oferece um sistema completo de medicina, segundo os princípios de Galeno e Hipócrates.

Em 3 de dezembro de cada ano, o Dia dos Médicos é celebrado na América Latina em comemoração ao Dr. Carlos Finlay, que confirmou a teoria da ”Propagação da Febre Amarela pelo Aedes aegypti” em uma apresentação na Academia de Ciências de Havana, em 14 de agosto de 1881. Esta data foi consagrada pela Pan American Medical Congress, que reuniu-se em Dallas (EUA) em 1933, coincidindo com o centenário do nascimento do Dr. Carlos Finlay (03 de dezembro de 1833). Na Argentina este dia é comemorado por iniciativa de Córdoba Medical School, apoiado pela Confederação Médica Argentina e oficialmente, por decreto governamental, em 1956. 

Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço