Breaking News

Obidense vai estudar na Universidade de Harvard, nos EUA


Jean Cardoso Lopes, 18 anos
Ele foi aprovado em cinco universidades norte-americanas. Jovem segue no fim do mês de abril para Boston-EUA.

Região - O estudante finalista da Escola Estadual Sebastiana Braga, Jean Cardoso Lopes, 18 anos, foi habilitado a ingressar na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo. De acordo com a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM), ele foi aprovado em cinco universidades norte-americanas, optou por cursar Medicina e Ciências Políticas. Jean Lopes segue no fim do mês de abril para Boston-EUA.

O estudante é filho de Jonas Correa Lopes e Vanuza Cardoso Lopes. Filho mais velho de quatro irmãos, Jean estudou a vida inteira em escolas públicas e, conforme relato da família, era sempre elogiado pelos professores por conta das boas notas. Lopes nasceu em uma comunidade de Vila Flexal em Óbidos (PA), mas, em 2011, decidiu mudar-se para Manaus.

De acordo com a Seduc, as premiações começaram a surgir na vida do menino logo nos primeiros anos de estudo. Dos 11 aos 15 anos foi chamado para participar de diversas olimpíadas científicas dentre as quais de Astronomia, Robótica, Matemática, Lingüística, dentre outras realizadas nacionalmente.

Nessas competições, Jean contabilizou 23 medalhas e diversas menções honrosas pela participação. Em 2010, aos 15 anos e dando início ao ensino médio, conseguiu viajar para cinco países participando de concursos, olimpíadas educativas e exposições.

Na capital amazonense hospedou-se na casa de seus tios e deu continuidade aos estudos, concluindo o ensino médio na Escola Estadual Sebastiana Braga. “Eu estudei a vida inteira em escola pública. Sou de uma pequena comunidade do interior do Pará, atualmente moro em Manaus e faz quatro anos que saí da casa dos meus pais, para lutar em favor dos meus sonhos e agora eu consegui”, comemora o estudante.

Em 2012, aos 17 anos, cursando o 3º ano do ensino médio, começou a estagiar na área administrativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). "Quando comecei o estágio na Ufam, vivi um momento muito complicado na minha vida. Pensava em tudo o que eu havia conquistado e, inspirado pelo ambiente acadêmico, comecei a pensar em estudar em uma universidade americana”, revelou.

Para conquistar uma vaga ele passou pelas seguintes etapas: prova TOEFL (Teste de inglês como língua estrangeira), análise de histórico, elaboração de diversas redações e inúmeras entrevistas. Depois do fim do processo seletivo, começou a receber as cartas de admissão com bolsas integrais em cinco universidades, Havard, Stanford, Yale, Oklahoma e Caltech.

Jean irá no final de abril para os Estados Unidos onde visitará todas as Universidades, onde foi admitido e conhecer os costumes e a cultura do país. “Em abril, a minha vida vai mudar, vou conhecer novas pessoas, novas culturas e viver novas experiências. Estou com sede de conhecimento e sei que vou suprir realizando meu sonho”, enfatizou o jovem estudante.

Fonte: G1 AM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço