Breaking News

Prefeito de Santarém e ex-governador da Califórnia (EUA) firmam protocolo de cooperação


Alexandre Wanghon e Arnold Schwazenegger participaram de encontro no Rio de Janeiro

Prefeito Alexandre Wanghon e Arnold Scwazenegger
O prefeito de Santarém, Alexandre Von, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, participaram na quinta-feira, 25, no Rio de Janeiro, de um Encontro com a Organização Não-Governamental norte-americana R20 (Regions of Climate Action / Regiões da Ação Climática), presidida pelo ex-governador da Califórnia, Arnold Schwazenegger. Na ocasião, a R20 e o município de Santarém firmaram um Protocolo de Entendimento objetivando construir, implementar e comunicar o desenvolvimento de projetos econômicos de baixo carbono com o propósito de melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente para os cidadãos santarenos.

Pelo memorando firmado, as partes se comprometem a construir parcerias buscando a sustentabilidade econômica e ambiental que permita, por exemplo, propor projetos de energia renovável, reaproveitamento de resíduos sólidos, eficiência hídrica, qualidade do ar, redução de gases do efeito estufa e outros importantes indicadores de qualidade de vida.

A R20 vai  auxiliar o município de Santarém a tornar-se um líder global em sustentabilidade global até 2025. Santarém e Paragominas foram os dois únicos municípios da Amazônia que firmaram o memorando de cooperação com a Organização. Von reiterou a satisfação ao firmar a parceria com a R20 e convidou seu presidente, Arnold Schwazenegger, a visitar Santarém em uma de suas próximas viagens ao Brasil.

COMDEC CONCLUI REUNIÕES COM COMUNIDADES DE VÁRZEA 

Quinze comunitários da região do Urucurituba atenderam ao chamado da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e estiveram na sede do órgão na na sexta-feira, 26, participando de uma reunião para levantamento das reais necessidades das famílias de cada uma das comunidades durante o período da enchente.

A exemplo das outras regiões, o que os comunitários mais necessitam é de madeira para levantar os assoalhos das casas, para que não haja necessidade de remoção das famílias, à medida em que o nível do rio estiver subindo. A COMDE fez o cadastro das famílias de Urucurituba e na próxima semana inicia as visitas às comunidades para ver de perto as que estão em situação mais crítica.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM PRAÇAS 

A equipe da Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP realizou ao longo desta semana serviços de manutenção nas praças do D.E.R, Três Poderes, Praça das Flores e Barão de Santarém. Nos locais foram realizados trabalhos de roçagem, capina e limpeza geral.

SEMJEL ORGANIZA ETAPA REGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES PARAENSES

A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) está trabalhando na organização da etapa regional dos Jogos Escolares Paraenses – JEPs, que acontece no período de 30 de maio a 09 de junho, em Santarém.  Estudantes de 12 a 17 anos, das Redes pública e particular poderão participar das competições nas modalidades: Futsal, vôlei, handebol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e badminton.

Na faixa etária de 12 a 14 anos, a disputa acontece na categoria infanto-juvenil e de 15 a 17 anos, na categoria juvenil. Os campeões de cada modalidade conquistam também vaga para participar da etapa estadual do JEP’s que acontece em Belém, no período de 26 a 30 de junho.

 PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A

Profissionais de saúde são vacinados contra gripe
Com o intuito de prevenir os profissionais da saúde contra a gripe A, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) está com posto de vacinação desde quinta-feira, 25, para atender a todos os colaboradores e usuários do Hospital Municipal de Santarém/ Pronto Socorro Municipal (HMS/PSM). Os atendimentos se estenderão até a próxima quarta-feira, dia 1º de maio, na recepção da Unidade de Saúde, com entrada pela Avenida Presidente Vargas.

Para o diretor do Hospital, Glayton Rodrigues, a estratégia de vacinação é de fundamental importância para os profissionais que lidam diariamente no tratamento desse tipo de patologia.

Na quarta-feira, 24, todos os detentos da Casa Penal Silvio Hall de Moura foram vacinados. Na, sexta-feira, 26, um posto atendeu aos servidores na sede da SEMSA, situada no cruzamento das Avenidas São Sebastião com Rui Barbosa. Mais de 1.800 servidores devem receber a dose da vacina.

Programação marca Dia de Combate à Hipertensão

Na sexta-feira, 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial foi realizada capacitação voltada a enfermeiros e médicos que atuam na atenção básica de Santarém (PA). A programação aconteceu no Auditório Central da Universidade Estadual do Oeste do Pará – UEPA. A coordenadora do Programa de Saúde Hiperdia, Ana Carla Ferreira, explica que a ação foi voltada a todos os profissionais que realizam o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos através dos grupões de Hiperdia.

SEGMENTOS CULTURAIS PARTICIPAM DE OFICINA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Na quinta-feira, 25, a diretora executiva e captadora de Recursos das Escolas de Samba Vila Isabel e Salgueiro, Delma Barbosa, ministrou treinamento específico voltado à captação de recursos destinados aos diversos segmentos culturais de Santarém. Diferentes categorias participaram desta segunda Oficina do I Fórum Cultural.

A facilitadora explicou que no primeiro momento os participantes expuseram suas necessidades e dúvidas. Em seguida o espaço foi aberto para orientação. A artesã Simone Rodrigues da Silva, disse ser iniciante nesse tipo de oficina. “Estou anotando cada orientação repassada na oficina. Porque muitas vezes perdemos oportunidades vindas do próprio governo, por não saber preencher todos os requisitos que rege o regulamento das propostas dos benefícios para a nossa categoria”, pondera.

A oficina de captação de recursos encerra às 18h. O  I Fórum de Cultura de será aberto oficialmente, nesta sexta-feira, 26, às 9h, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

MUNICÍPIO É HABILITADO PARA CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Membros de diferentes categorias artísticas e autoridades participaram na quinta-feira (26), da abertura do I Fórum de Cultura de Santarém, no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O encontro é realizado pela Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), através da Secretaria de Cultura (SEMC). Durante o evento foi assinado o Protocolo de Intenções do Ministério da Cultura (Minc) pela prefeita em exercício, Maria José Maia. Pelo documento, Santarém integra-se ao Sistema Nacional de Cultura e através dele, a SEMC terá condições de propor e formatar o seu Plano Municipal de Cultura. O Sistema Nacional integra-se ao Sistema Municipal, para realização de programas e projetos relacionados a cultura. As atividades do I Fórum de Cultura prosseguem até este sábado, 27, pela manhã, na UEPA, e à tarde, com a Oficina Lei Semear no Theatro Victória.

Maria José Maia ressaltou que não se pode pensar em cultura, apenas realizando eventos. “Nós temos que trabalhar cultura na sua essência. Em um processo de desenvolvimento constante, não tratando apenas a cultura como expressão cultural, simplesmente, de uma ou mais pessoas, mas de forma globalizada”, ponderou.

Participaram da abertura, a prefeita em exercício, Maria José Maia, o presidente, o presidente da Câmara, vereador Henderson Pinto (DEM), o secretário de Cultura, Nato Aguiar, o presidente da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, Dayan Serique, o representante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), professor Itamar Rodrigues Paulino e o representante das entidades e segmentos culturais, Magnólio de Oliveira.

Após abertura, uma mesa redonda de debate envolveu os participantes na temática, Culturas Santarenas: Perspectivas de Fomento e Fortalecimento Local. Os debatedores foram o representante do estado do Pará Lei Semear, Marcos Quinan, a representante da Fundação Carlos Gomes, Sílvia Mônica Hundertmark e o professor/ mestre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Itamar Paulino.

À tarde foi realizada uma plenária com a formação de seis grupos de discussão sobre as demandas das entidades culturais. Em seguida, foram realizadas análises e avaliação do calendário das ações da SEMC 2013, finalizando com a proposição da data para o II Fórum de Cultura do município.

Programação

27/04

08h às 12h – Apresentação de propostas pelos  mediadores dos Grupos de discussão.

Local: UEPA

14h às 22h – Oficina: Lei SEMEAR do Gov. do Estado do Pará

Local: Theatro Victória – Praça Rodrigues dos  Santos

Oficineiro e facilitador: Marcos Quinan  (Coordenador da Lei SEMEAR) UFOPA.

Inscrições: Durante o Fórum (100 vagas)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço