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50 ideias para fazer sucesso com blogs



Se bem escrito, o conteúdo gerado por uma companhia pode ser uma ótima maneira de aumentar o conhecimento sobre sua marca e o posicionamento de seu site nas páginas de busca. Uma das melhores maneiras de incorporar esse conteúdo a seu site é com um blog corporativo. Mas e se esse blog for chato, maçante e pouco inspirador? Se ninguém estiver lendo, então ele não está cumprindo com seu potencial.

Pode ser difícil criar conteúdo engajador em um blog corporativo. Você tem de achar assuntos interessantes para seus clientes e apresentá-los de modo que ajudem, entretenham e seja relevantes a eles.

O que pode te ajudar é planejar seu conteúdo com antecedência e usar um calendário para agendar postagens durante o mês seguinte. Você também pode variar seu conteúdo entre textos, vídeos e imagens. Mas, acima de tudo, seja qual for sua postagem no blog, ela precisa ser de qualidade, interessante e significativa para seus clientes.

Aqui vão 50 ideias inspiradoras para te ajudar a criar bom conteúdo para seu blog corporativo:

1 -     Acabe com um mito ou pré-conceito sobre sua empresa ou indústria.

2   -  Faça o perfil de algum consumidor que tenha usado algum de seus produtos de maneira inovadora, diferente.

3   -   Elenque alguns novos itens ou materiais usados na sua empresa e mostre como eles afetam seus clientes.

4  -    Crie tutoriais, sejam eles escritos ou em vídeo.

5   -   Escreva uma coluna “5 coisas que você não sabia...” com assuntos como “5 coisas que você não sabia sobre nosso CEO” ou “5 coisa que você não sabia sobre nosso último produto”. Ela pode se tornar periódica se você tiver uma longa linha de produtos ou gosta de falar sobre sua equipe.

6   -   Entreviste algum empresário relacionado a seus negócios e faça disso um vídeo disponível no seu blog.

7   -   Trace novas ideias de produtos ou conceitos e peça um retorno sobre eles a seus clientes e leitores.

8  -    Se você já tem bastante conteúdo de qualidade no seu blog, você pode fazer postagens listando o que já passou pela página delimitando-as por temas ou assuntos.

9   -   Se você participou de um evento sobre seu ramo de negócios, faça uma postagem com cinco importantes pautas desse evento.

10 -  Escreva uma análise para leigos sobre uma pesquisa ou inovação científica recente sobre sua indústria.

11 -  Respondaa  questões dos seus clientes no seu blog.

12  - Escreva sobre um evento que você assistiu na sua comunidade.

13 -  Faça comentários sobre notícias de seu jornal ou rádio locais.

14 -  Faça uma lista de coisas bacanas ou divertidas que as pessoas disseram sobre sua empresa no Twitter ou no Facebook.

15 -  Faça uma lista com fontes de informações sobre seu ramo de negócios ou determinado produto. Livros digitais gratuitos, textos informativos ou vídeos interessantes. A melhor coisa sobre criar uma postagem útil com links para outros sites é que os donos desses sites certamente verão seu blog e, em retorno, darão mais exposição a você.

16  - Compartilhe casos bem sucedidos de seus clientes por meio de testemundos.

17 -  Faça uma lista de frases inspiradoras de líderes de sua indústria, líderes mundiais ou pessoas cujas visões de mundo estão em sintonia com a mensagem da sua companhia.

18 -  Faça listas! Por exemplo, listas das últimas estatísticas sobre determinado assunto.

19  - Ajude seus clientes a economizar dinheiro mostrando a eles o que fazer para manter seu produto funcionando durante mais tempo.

20  - Conte uma história engraçada sobre algo que aconteceu no seu local de trabalho.

21 -  Escreva um texto sobre como seu ramo de negócios e produtos eram nos “bons tempos”. Honre suas heranças!

22  - Crie um guia de presentes para um feriado próximo.

23 -  Discuta a diferença entre o mercado local e o mercado em outros lugares. Faça isso de maneira divertida e interessante adicionando bastante referência cultural.

24 -  Mostre a seus clientes algumas redes sociais e aplicativos para smartphones únicos no seu ramo de negócios.

25 -  Crie um concurso de lengedas: poste uma imagem estranha ou engraçada de uma pessoa com algum de seus produtos ou de alguma coisa acontecendo no seu local de trabalho; depois peça a seus clientes que criem uma legenda para acompanhar a foto. A melhor delas ganha um prêmio.

26 -  Faça descrições de produtos como se pessoas famosas as tivessem feito. Exemplos: “Catálogo de aspiradores de pó escrito por William Shakespeare” ou “Dicas de SEO da Madonna”.

27  - Dê sua opinião em um assunto controverso ou discorde de algum crença arraigada. Essa pode ser uma manobra de risco, mas é ótimo para gerar buzz e discussões no seu blog.

28  - Faça uma resenha de um livro cujo assunto se relaciona ao seu campo de atuação.

29   Destaque algumas empresas locais que complementam seus produtos ou serviços. Exemplo: uma produtora de casamentos pode falar de sua florista local favorita.

30  - Crie uma lista com seus comentários favoritos em uma postagem recente.

31  - Compartilhe um trecho de um dos seus whitepaper ou publicações online. Não esqueça de adicionar um link para acessar o resto do texto.

32  - Fale com outros especialistas da sua área para que cada um ofereça uma dica e crie uma postagem com todas elas.

33 -  Crie uma lista de tendências na sua área de negócios as quais seus clientes deveria observar.

34 -  Compare dois produtos ou serviços de sua empresa.

35 -  Poste uma série de imagens de um evento recente da companhia, seja uma feira de comércio, um evento em uma loja ou conferência de negócios.

36 -  Crie uma apresentação de clientes com seus produtos, como mulheres diferentes vestindo o vestido de um estilista.

37  - Realize uma enquete sobre um assunto e faça uma postagem com os resultados.

38 -  Crie uma visita virtual ao escritório em que os clientes possam ver seu ambiente de trabalho por dentro.

39 - Dê uma prévia de algum produto prestes a ser lançado.

40 -  Faça uma lista engraçada de dez fatos sobre sua empresa ou produtos.

41 -  Elenque antigos produtos, tendências e pioneiros do seu ramo de atuação em uma postagem do tipo “Onde estão eles agora?”.

42 -  Mostre aos clientes os vários benefícios de se inscreverem na sua lista de e-mails da newsletter. E depois mostre um link gigante para inscrição.

43 -  Escreva sobre as mudanças que você tem feito para melhorar seus produtos ou serviços.

44 -  Se você patrocina equipes esportivas ou organizações de caridade, fale sobre elas e não esqueça de mostrar um monte de fotos.

45 - Crie infográficos interessantes sobre sua indústria ou seus produtos.

46 -  Pegue alguns fatos interessantes sobre pesquisas de mercado de sua área e escreva em uma postagem alguns fatos interessante sobre seus clientes. Exemplo: quantos deles são da sua região, quanto eles gastam, quantos têm carros, etc.

47 -  Crie uma lista de eventos e seminários interessantes da sua comunidade.

48  - Crie um vídeo mostrando a evolução de um produto, um dia no escritório ou loja ou algo relaciona a sua empresa. Clientes adoram conhecer isso por dentro!

49  - Recupere seus catálogos e publicações antigas e transforme tudo isso em informações para seu blog.

50  - Agradeça a seus clientes com um vídeo pessoal.

Não há razão para seu blog corporativo ser chato. Você pode encontrar inspiração em qualquer lugar que olhe: nos seus próprios serviços e produtos, no seu ambiente de trabalho e até nos seus fornecedores e clientes.

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