Breaking News

MUNICÍPIO É HABILITADO PARA CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA



Membros de diferentes categorias artísticas e autoridades participaram nesta quinta-feira (26), da abertura do I Fórum de Cultura de Santarém, no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O encontro é realizado pela Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), através da Secretaria de Cultura (SEMC). Durante o evento foi assinado o Protocolo de Intenções do Ministério da Cultura (Minc) pela prefeita em exercício, Maria José Maia. Pelo documento, Santarém integra-se ao Sistema Nacional de Cultura e através dele, a SEMC terá condições de propor e formatar o seu Plano Municipal de Cultura. O Sistema Nacional integra-se ao Sistema Municipal, para realização de programas e projetos relacionados a cultura. As atividades do I Fórum de Cultura prosseguem amanhã, sábado, 27, pela manhã, na UEPA, e à tarde, com a Oficina Lei Semear no Theatro Victória.

Maria José Maia ressaltou que não se pode pensar em cultura, apenas realizando eventos. “Nós temos que trabalhar cultura na sua essência. Em um processo de desenvolvimento constante, não tratando apenas a cultura como expressão cultural, simplesmente, de uma ou mais pessoas, mas de forma globalizada”, ponderou.

Participaram da abertura, a prefeita em exercício, Maria José Maia, o presidente, o presidente da Câmara, vereador Henderson Pinto (DEM), o secretário de Cultura, Nato Aguiar, o presidente da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, Dayan Serique, o representante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), professor Itamar Rodrigues Paulino e o representante das entidades e segmentos culturais, Magnólio de Oliveira. 

Após abertura, uma mesa redonda de debate envolveu os participantes na temática, Culturas Santarenas: Perspectivas de Fomento e Fortalecimento Local. Os debatedores foram o representante do estado do Pará Lei Semear, Marcos Quinan, a representante da Fundação Carlos Gomes, Sílvia Mônica Hundertmark e o professor/ mestre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Itamar Paulino. 

À tarde será realizada uma plenária com a formação de seis grupos de discussão sobre as demandas das entidades culturais. Em seguida, serão realizadas análises e avaliação do calendário das ações da SEMC 2013, finalizando com a proposição da data para o II Fórum de Cultura do município.

Programação

26/04

14h às 17h – Formação dos grupos de discussões para levantamento de demandas das entidades e segmentos culturais, assim como análise e avaliação do calendário de ações da SEMC 2013. Por fim, propor data para o II Fórum  de Cultura de Santarém. 

GRUPOS:

1 – Música;

2 - Artes Cênicas: Teatro e Dança;

3 - Artes Visuais: Fotografia, Cinema, Artes Plásticas, Artesanato e Artes Manuais;

4 - Manifestações Populares Tradicionais:  Carnaval, Grupos Folclóricos e Sairé;

 5 - Literatura: Academia de Letras e Artes de Santarém, Escritores, Poetas e Professores de Literatura;

6 - Patrimônio Histórico: Museus e Centro histórico. 

27/04

08h às 12h – Apresentação de propostas pelos  mediadores dos Grupos de discussão.

 Local: UEPA 

14h às 22h - Oficina: Lei SEMEAR do Gov. do Estado do Pará

Local: Theatro Victória – Praça Rodrigues dos  Santos

Oficineiro e facilitador: Marcos Quinan  (Coordenador da Lei SEMEAR) UFOPA.

Inscrições: Durante o Fórum (100 vagas)



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço