Breaking News

Hospital denuncia conduta de agentes prisionais em Santarém


Comissão visita o Hospital Municipal
Agentes não estariam respeitando os procedimentos médicos realizados pelo Hospital Municipal. Direção promete registrar o caso na polícia.

Santarém - A direção do Hospital Municipal de Santarém, oeste do Pará, denunciou a postura de alguns agentes prisionais ao conduzirem presos para o hospital. A denúncia ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), após um detento ser internado no local por ter sido espancado na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, no município.

Segundo o diretor, os agentes não aguardam o hospital fazer os procedimentos corretos em relação aos detentos. “Já aconteceram vários fatos. Inclusive, a gente informou à direção da penitenciária sobre a conduta de alguns agentes. (...) Quando o detento entra nas dependências do hospital, passa a ser responsabilidade do hospital. Mas, como ele é responsabilidade do Estado, por ser um detento, os agentes prisionais ficam aguardando ao lado o tratamento, o que é o certo. Muitas vezes ele precisa ir ao médico, tomar uma medicação, voltar ao médico para poder ser liberado ou não”, informou o diretor do Hospital Municipal de Santarém, Gleyton Rodrigues. 

Segundo ele, os agentes prisionais devem respeitar todos os processos realizados dentro do hospital, caso contrário, serão tomadas providências. “Vamos encaminhar todos os procedimentos médicos no prontuário do paciente. O que o médico estiver prescrevendo, necessidade de exames, de medicamentos, necessidade de estar nas dependências do hospital o tempo que for necessário. Se houver algum agente querendo levar esse detento de volta à penitenciária antes de acabar os procedimentos médicos e de enfermagem, vamos dizer que toda a orientação é ele permanecer fazendo o tratamento. Se houver resistência, a gente vai registrar um B.O [Boletim de Ocorrência]”, enfatizou.

O diretor interino da penitenciária, Andresson Palheta, alegou desconhecer a conduta dos agentes prisionais, mas promete apurar o caso e, se houver confirmação, vai punir os envolvidos. “Nenhum funcionário do sistema penitenciário está autorizado a interferir no atendimento do preso, aonde quer que seja. O objetivo do agente é a condução”, garante. 

Espancamento

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santarém, recebeu informações de que um preso teria sido espancado dentro da penitenciária na sexta-feira (19),mas somente no sábado (20) teria sido levado ao hospital. A direção da casa penal nega.

O preso que foi espancado por outros detentos foi levado para o Hospital Municipal com traumatismo craniano. O caso teria ocorrido durante o horário de visita, após a abertura das celas.

Marco Demhilson Ribeiro, de 31 anos, segundo o prontuário médico, deu entrada no Hospital Municipal às 9 horas da manhã do último sábado (20). O fato motivou a visita de uma comissão formada por quatro advogados, dois vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o médico que atendeu o detento, o estado dele é estável e ele deve permanecer internado para concluir o tratamento.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço