Breaking News

Empresários revoltados com mudança na data do Sairé


Rede hoteleira será a mais prejudicada, pois ja vendeu pacotes turísticos

Rede hoteleira será a mais prejudicada, pois ja vedeu pacotes turísticos
A alteração da data para a realização do Festival do Sairé de 09 A 13 de setembro, para 19 a 23 do mesmo mês mexeu com os nervos de proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes, de Alter do Chão, em Santarém, Oeste do Pará. Para os empresários, faltou visão de negócios nos coordenadores do evento, juntamente com a administração de Santarém (Secretaria Municipal de Cultura), para que chegassem a mudar a data sem consultar principalmente os donos de hotéis.

Segundo os empresários, desde o final do Sairé do ano passado, centenas de pacotes turísticos em hotéis e pousadas foram vendidos, parte para turistas estrangeiros e outros para visitantes de outras regiões do Brasil e dos grandes centros, como Belém e Manaus. Após a mudança da data do Sairé, os empresários dizem que em relação aos pacotes turísticos ficaram “em um beco sem saída”.

A proposta dos empresários é de que o Governo Municipal juntamente com a Coordenação da Festa busque uma estratégia para que com a mudança da data não faça os donos de hotéis de Alter do Chão “amargarem” um grande prejuízo financeiro.

O proprietário de um hotel, que pediu para não ter a identidade revelada, disse que os empresários que atuam na vila de Alter do Chão ficaram indignados com a mudança da data da festa do Sairé, principalmente os donos de hotéis e pousadas, por terem vendido pacotes turísticos para a antiga data. Os empresários alegam que os prejuízos serão grandes. Um deles afirma que vai “amargar” um prejuízo de mais de R$ 30 mil, por ter vendido antecipadamente pacotes turísticos para outro evento que será realizado justamente no período em que marcaram a nova festa do Sairé.

“Ha quantos anos a Festa do Sairé acontece no período de 09 a 13 setembro? Por que tem que mudar a data do Sairé e não outros eventos? Por que essa mudança não foi programada no ano passado? Quem vai pagar os custos das mudanças nas passagens aéreas, já que todo mundo sabe que mexer na data marcada, as companhias aéreas cobram multas de no mínimo 30% de seu valor? Esses são alguns dos questionamentos feitos pelos empresários. É preciso saber que Turismo é coisa séria, tudo é programado com um ano de antecedência, no mínimo”, afirma um empresário.
Para ele, o setor hoteleiro terá sérios problemas para resolver a impensada mudança. “O prefeito Alexandre Von deve tomar frente e reunir com a Comissão da Festa do Sairé, para resolver esse impasse que pode trazer grandes prejuízos à classe empresarial”, sugere.
A Secretaria Municipal de Cultura, que é uma das responsáveis pela festa, até agora não se manifestou sobre o assunto, que está causando polêmica.

DATA ALTERADA: 

Durante reunião realizada pela coordenação da Festa do Çairé, representantes comunitários decidiram mudar a data da maior manifestação cultural da região. O período definido por eles é 19 a 23 de setembro. No documento encaminhado ao gabinete do Prefeito, a coordenação apresenta dois motivos para mudança: o primeiro é que a busca do mastro é realizada na Semana da Pátria, momento em que a vila está mobilizada nos desfiles de Sete de Setembro. O segundo motivo é que o Encontro Estadual do Movimento da Renovação Carismática Cristã será realizado entre 13 e 15. Para a coordenação da festa, os dois eventos ocorrem no mesmo período e podem provocar insuficiência de atendimento na rede hoteleira.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço