Breaking News

Santarém terá a primeira escola estadual de tempo integral


Escola Pedro Álvares Cabral deve receber o projeto
Santarém, Capanema e Castanhal devem ser os primeiros municípios a receberem o projeto.
Santarém - Escolas da rede estadual em Santarém, oeste do Pará, podem passar a ter aulas em tempo integral. Ontem (19), foi apresentado o projeto que começa a ser implantado pela escola Pedro Álvares Cabral, no bairro Laguinho. 

O representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) se reuniu com professores e direção do colégio para apresentar o projeto de efetivação do regime de educação integral para a escola. Esse seria o primeiro colégio no interior do Estado a trabalhar essa modalidade de ensino. 

A educação em regime integral está em fase experimental, um desafio em todo o País, visando melhorar o desempenho da educação, dando mais espaço e tempo de qualidade aos alunos, agora nas escolas estaduais.

“Já havia a indicação de que esse tempo deveria ser aumentado. O Estado instituiu mesmo pela vontade instituir um programa que fosse de melhoria de qualidade de ensino, que está dentro do Pacto Pela Educação. 

A gente trazer essa realidade é obedecer a tendência que em todo o País vem ocorrendo. Alguns estados constroem escolas novas, bonitas para ser de tempo integral. A gente adapta as escolas que a gente tem”, informou o coordenador do ensino médio da Seduc, Cláudio Trindade.

Entre o corpo técnico do colégio Pedro Álvares Cabral, o programa representa um desafio, que necessita de adaptações. “Para a gente iniciar esta experiência, é fundamental que a escola possa dispor de alguns meios mínimos necessários. Um refeitório, uma área de convivência, armários para os alunos. 

O aluno, nessa experiência, vem de manhã, sete e quinze [horas], volta apenas às dezessete horas para casa. Então, é preciso haver uma estrutura para garantir o mínimo necessário”, acredita o diretor da escola, Dirceu Amoedo.

O projeto de regime integral nas escolas estaduais vem sendo trabalhado no Pará desde o ano passado. Inicialmente, foi implantado em 10 escolas na área metropolitana de Belém e agora vai se expandir para as cidades do interior. Santarém, Capanema e Castanhal devem ser os primeiros municípios a receberem o projeto.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço