Breaking News

Exclusivo! Semáforos novos estão abandonados em Santarém


 Foram instalados somente 10% dos equipamentos
 Os materiais fazem parte de um convênio firmado entre município e Detran-PA. Do total, somente 10% foram instalados.

A TV Tapajós mostrou com exclusividade no Jornal Tapajós 1ª edição desta sexta-feira (19), o abandono de semáforos que deveriam ser instalados nas ruas de Santarém, oeste do Pará. Os equipamentos que servem para orientar o trânsito, não foram instalados e estão sem utilidade em um galpão. Não há como precisar a quantidade, mas estima-se que sejam aproximadamente 200 semáforos.

Segundo o ex - secretário municipal de transportes advogado Sandro Lopes, esses materiais são referentes a um convênio entre o município e o Departamento de Trânsito (Detran-PA) para modernização da sinalização de trânsito em Santarém. Ele destacou ainda que os equipamentos não pertencem ao município, mas sim a empresa Pró-sinalização, que aguardava a renovação do convênio entre o Detran e município de Santarém. 


Somente 10% foram instalados, isso porque não houve a renovação do convênio por parte do governo do estado, via Detran-PA. Essa quantidade executada corresponde aos sinais que foram instalados no cruzamento da Avenida Mendonça Furtado com as Avenidas Turiano Meira, Barão do Rio Branco e Silvino Pinto, e também no encontro da Avenida Bartolomeu de Gusmão com a Jasmim.

(Correção: os locais onde os semáforos foram instalados são os seguintes cruzamentos: Turiano Meira com Mendonça Furtado, Barão do Rio Branco com Mendonça Furtado, Silvino Pinto com Mendonça Furtado, Jasmim com Bartolomeu de Gusmão) 

O material ficou no galpão guardado, a espera de um posicionamento do governo do estado ou do município. Sandro Lopes informou ainda que não está em Santarém, mas por telefone, explicou que chegou a tentar viabilizar a instalação, mas não foi possível.

O convênio, orçado em R$ 6,5 milhões foi firmado em 2009 e chegou a ser noticiado nos telejornais da TV Tapajós. Além da instalação de semáforos, o acordo previa também a implantação de câmeras radares em cruzamentos críticos da cidade.

O estado seria o responsável por 90 % do total do valor. E o município 10%. O que coube ao município foi executado.



De acordo com Sandro, o primeiro vencimento do convênio foi renovado, a segunda vez não houve como, pois faltou a contrapartida do estado, e por esse motivo, os semáforos permaneceram guardados no galpão.

A secretária de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida está em reunião com demais instituições para tratar deste e outros assuntos. De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, a secretária vai se posicionar sobre o assunto após esta reunião.

Acompanhe mais detalhes sobre esse caso no Jornal Tapajós 2ª edição, às 19h15.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço