Breaking News

Santarém é o 2º em casos de dengue confirmados no Pará



O município registrou 223 notificações e 91 confirmações da doença. Santarém - A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta terça-feira (5) o quarto informe epidemiológico deste ano sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento, foram notificados 2.462 casos suspeitos de dengue, dos quais 752 foram confirmados, com a seguinte classificação: 746 de dengue clássica, quatro casos de dengue com complicação e dois de síndrome do choque da dengue. Os números foram divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue.

Os municípios com maior número de notificações são Belém (280), Parauapebas (261), Santarém (223), Rio Maria (131), Marabá (128), Itaituba (125), Santa Maria das Barreiras (87), Altamira (73), Juruti (71), Ananindeua (70), Conceição do Araguaia (67), Rurópolis (55), Irituia (47) e Portel (44). A maioria dos casos confirmados está em Rio Maria (128), Santarém (91), Parauapebas (69) e Belém (65). Há confirmação de dois óbitos por dengue, um no município de Rurópolis e outro em Irituia.

Segundo o técnico do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Amaury Cunha, a secretaria está articulando com os municípios uma série de ações para o controle da doença, principalmente nas regiões sul e sudeste do Pará. “Estamos fazendo uma ampla mobilização com hospitais regionais e municipais, além de entidades e a sociedade civil. Além disso, com o apoio dos Centros Regionais de Saúde, a Sespa auxilia os municípios para a elaboração do plano de trabalho para a prevenção da doença”, afirmou.
De acordo com Amaury Cunha, além do valor recebido a cada quatro meses, os municípios paraenses já receberam este ano recurso extra do Ministério da Saúde para intensificar as ações contra a doença. O valor varia de acordo com a necessidade per capita de cada localidade.

Ações - A Sespa ainda ajuda os municípios com insumos e inseticidas para o controle do vetor. As principais ações desenvolvidas são o bloqueio imediato da transmissão, nas localidades ou bairros que notificam casos; atividades de educação e comunicação, visando sensibilizar a população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana, para melhorar a coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor.

No período de chuvas aumenta o risco de contrair dengue, por isso a Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, como a retirada de objetos que possam acumular água nos quintais, de folhas e outros materiais, além da limpeza de calhas, para evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço