Breaking News

Dados da indústria mostram recuperação da economia brasileira



Produção industrial cresceu 2,5% em janeiro, em relação a dezembro. É o maior crescimento desde março de 2010.
A economia brasileira dá sinais de uma leve recuperação, segundo dados da produção industrial divulgados nesta quinta-feira (7) pelo IBGE.
O número superou as expectativas do mercado. A produção industrial no Brasil cresceu 2,5% em janeiro, em comparação com dezembro. É o maior crescimento desde março de 2010, com destaque para petroquímicos, medicamentos, máquinas e equipamentos e produção de veículos.
A produção de caminhões também ajudou a tirar a indústria do ponto morto. Só uma montadora no ABC Paulista acaba de anunciar a efetivação de 500 trabalhadores temporários, sinal de que eles esperam um 2013 com vendas bem melhores do que em 2012.
O setor teve que adequar os motores a diesel para um modelo menos poluente por causa de uma lei. As montadoras esperaram o final dos estoques para retomar a produção só em janeiro.
“De fato, o caminhão tem peso importante no cálculo da produção industrial. Esse foi o dado que mais destoou com relação às expectativas que se tinha a respeito desse dado”, diz Gustavo Loyola, economista da Tendências Consultoria.
A indústria teve um 2012 difícil. Fechou o ano em baixa de 2,6%, mas, em janeiro, os investimentos em máquina e equipamentos tiveram alta e, por isso, o mercado já estima uma retomada do setor neste ano.
Loyola diz que a tendência é de expansão na produção industrial, mas o ritmo deve ser moderado. “Depois de quatro trimestres consecutivos, o investimento começa a melhorar no Brasil”, afirma.

 São Bernardo do Campo, SP


Fonte: Jornal da Globo Noticias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço