Breaking News

Cadeira com sensores mede peso do usuário para sugerir exercícios



Sensores da cadeira monitoram a saúde e os sinais vitais. Ao adotar modo 'fitness', cadeira propõe exercício de remo.
À primeira vista, não é mais do que uma cadeira confortável, perfeita para assistir relaxado à televisão. No entanto, trata-se de uma tentativa sofisticada que permite que as pessoas mais velhas exercitem o corpo e a mente.

A cadeira, exposta na feira de alta tecnologia CeBIT, em Hannover (norte da Alemanha), possui sensores que registram o peso, a pressão sanguínea e o pulso do usuário. A partir daí, e ao longo de um período, constrói uma base de dados biométrica.
Se a cadeira registra um aumento de peso, adota o modo “fitness” e propõe uma série de exercícios. Assim, a cadeira se comporta como um barco e permite ao usuário remar por uma corrente que aparece em uma grande tela.

“Inclusive neste modo, os sensores registram todos os sinais vitais, e o monitor de saúde observa se a pessoa não está fazendo os exercícios adequadamente”, explica Sven Feilner, do Instituto Fraunhofer.
Os usuários podem estabelecer conexões uns com os outros e organizar uma “corrida”, ou simplesmente seguir um programa estabelecido de “fitness”, vigiado de perto pela cadeira, que também exercita a mente, com um jogo da memória ao qual o usuário responde modificando sua postura.

“Tentamos fazer com que as pessoas sejam mais ativas, sobretudo nossa população, que é cada vez mais velha”, explicou o chefe do projeto, Matthias Struck. A equipe de Struck está trabalhando para comercializar o modelo de cadeira dentro de “um ano, ou talvez dois”, segundo ele.

Quanto ao valor, Struck adiantou que as cadeiras serão caras, e estima seu preço entre 4 e 6 mil euros, pelo menos. O salão de alta tecnologia CeBIT acontece em Hannover até 9 de março, e atraiu 4,1 mil expositores de 70 países.

Fonte: Alemanha

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço