Breaking News

SEMDES realiza visita de projetos social a prédios históricos de Óbidos


O projeto consiste em familiarizar os adolescentes e jovens a história de Óbidos por meio do Patrimônio Arquitetônico da cidade.

Na manhã da quarta-feira, 9 de setembro, adolescentes e jovens atendidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) no pólo da Escola Profissionalizante do Projeto José Cornélio dos Santos, saíram de seu espaço físico e tiveram uma aula pratica de história, conhecendo os principais prédios históricos da cidade mais portuguesa da Amazônia.


A programação percorreu o Centro Histórico de Óbidos, o Antigo Quartel, hoje Casa da Cultura, o Museu Integrado de Óbidos e o Forte Pauxis, que ainda se encontra em reforma e requalificação. De acordo com a Secretária Amanda Filizzola o Projeto atendo 30 adolescentes e jovens com idade entre 16 e 21 anos que pertençam a famílias de baixa renda ou que em situação de vulnerabilidade social. A partir do projeto os alunos passam a produzir peças de artesanato, moveis e outros utensílios domésticos em madeira

A visita aos prédios que compõem o patrimônio arquitetônico de Óbidos teve a colaboração da historiadora Wilma Marinho, falou que “só podemos valorizar algo a partir do conhecimento de sua história”. A coordenadora do projeto, Idaiane Cruz, reafirmou o objetivo da visita. “A maioria dos Obidenses não conhecem história de Óbidos que é tão rica em vários aspectos e este momento é para que eles conheçam a história e queremos que eles conheçam não apenas os prédios, mas a história em si”, enfatizou.

Na segunda etapa o projeto visitara a Fortaleza Gurjão, no alto da Serra da Escama, no local, além do cunho histórico turístico também será trabalhada as questões ambientais. A Escola Profissionalizante José Cornélio dos Santos é administrada pela Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da SEMDES e recebe incentivo financeiro e técnico da Mineração Rio do Norte.

Fonte: PMO - (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço