Breaking News

Alcoa apresenta a 12ª edição do Relatório de Sustentabilidade

 

Investimentos em inovação, redução de emissões e projetos de responsabilidade social estão entre os destaques da companhia em 2014.

A Alcoa divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2014, que apresenta os principais resultados, aprendizados e desafios da companhia durante o período. Baseado nas diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative), o documento oferece informações das seis unidades produtivas, além dos três escritórios no Brasil, e das quatro usinas hidrelétricas com participação acionária na empresa. Este é o décimo segundo ano em que o relatório é divulgado. 

Embasado em sete temas materiais, o relatório abrange desenvolvimento local e regional, gestão e desenvolvimento de pessoas, estratégia das relações de trabalho, cadeia de valor, acesso e uso eficiente de energia, gestão ambiental de resíduos, efluentes e emissões, e conservação dos recursos naturais e biodiversidade. Além disso, também traz dois temas transversais: diálogo com partes interessadas e transparência e responsabilidade.


“O ano de 2014 registra a evolução na estratégia de transformação dos negócios da Alcoa em todo o mundo. Foram efetivadas uma série de medidas para alcançar competitividade nos negócios de commodities e a ampliação do portfólio de alto valor agregado. A sustentabilidade sempre acompanhou toda essa estratégia”, explica João Batista Menezes, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente & Sustentabilidade da Alcoa América Latina. “Em 2015 completamos 50 de atuação no Brasil e 25 anos do Instituto Alcoa, reforçando o nosso compromisso em operar de maneira diferenciada e inovadora, respeitando o meio ambiente e as comunidades onde a Alcoa está inserida. O resultado deste trabalho pode ser conferido no Relatório de Sustentabilidade”, afirma o diretor.  

A íntegra do Relatório de Sustentabilidade 2014 está disponível no site www.alcoa.com.br. Confira alguns destaques a seguir.
  

Prêmios e reconhecimentos

A Alcoa conquistou pelo quarto ano consecutivo o selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, que atesta o mais alto nível de transparência no relatório de emissões e certifica a qualidade dos dados publicados.

Entre as publicações especializadas, a Alcoa foi reconhecida pela 8ª vez pelo Guia Exame de Sustentabilidade como uma das empresas com as melhores práticas do país em sustentabilidade e pelo índice Dow Jones de Sustentabilidade pela 13ª vez.

No segmento de Recursos Humanos, a Alcoa foi eleita Entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira, pela revista Você S/A da editora Abril, e pela 13ª vez entre as Melhores Empresas para Trabalhar pelo instituto Great Place to Work.

Responsabilidade social

Na área social, por meio do Instituto Alcoa, foram investidos em 2014, cerca de R$ 5,6 milhões nas comunidades onde a Alcoa atua por meio dos Programas de Voluntariado, Iniciativas Globais e Programas de Apoio a Projetos Locais. O trabalho dos mais de dois mil funcionários voluntários da Alcoa alcançou 23 mil horas de ações comunitárias em diversas comunidades. Destaque para o Programa ECOA que estimula a mudança de comportamento em promover atitudes sustentáveis entre alunos, professores e comunidades. O projeto alcançou mais de 15.200 alunos, além de suas famílias e comunidades.

Valorização dos colaboradores

A companhia investe em um modelo amplo para o desenvolvimento de seus profissionais, em diferentes estágios de carreira. Participaram de treinamentos 4.791 pessoas, totalizando 117.889,35 horas. De acordo com a Global Voices, rede internacional de pesquisa não governamental, o índice de engajamento dos colaboradores da Alcoa atingiu 88%, 6% a mais que em 2013. Outro dado destacado no relatório é o número zero de fatalidades, já a taxa de incidentes com afastamento ou restrição de trabalho (DART) caiu para 0,19 contra 0,25 do ano retrasado. Os valores estão dentro da meta da Alcoa para 2030.

Proteção dos Recursos Naturais

Para reduzir os impactos ambientais e aumentar a produtividade, a Alcoa atua com projetos de ecoeficiência relacionados a consumo de energia e água, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos. Diversas iniciativas foram realizadas em 2014, como na unidade de São Luís (MA), onde foi possível reduzir a emissão de gases perfluorcarbonetos (PFC) em 75% apenas com otimização de processos. Considerando a capacidade total da planta, houve uma redução de cerca de 70 mil toneladas de CO2eq por ano em emissões. No total, a intensidade de emissões em 2014 ficou em 3,8 tCO2e/t. Número próximo da meta para 2020 que está marcada em 3,1 tCO2e/t.

No índice referente a redução de resíduos, a Alcoa vem avançando ano a ano nas iniciativas. Em 2014, a companhia conseguiu reciclar ou reutilizar 92% dos resíduos destinados a aterros em relação ao ano-base de 2005. A meta da Alcoa é atingir 100% de reciclagem dos resíduos destinados a aterros até 2030.

Recuperação de Áreas Mineradas em Juruti

Com o objetivo de garantir a reabilitação do local utilizado para mineração de bauxita, o Programa de Recuperação de Áreas Mineradas da unidade da Alcoa em Juruti (PA) consolidou o uso da técnica da nucleação em 2014. A companhia é a pioneira a criar microbacias usando o solo superficial e parte da floresta original coletada durante a supressão de vegetação, fazendo com que haja maior aproveitamento do banco de sementes e da matéria orgânica disponível na floresta original.
  
Sobre a Alcoa no Brasil

Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre os quais sistemas de construção e edificação, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço