Breaking News

Celpa inicia inscrições para o projeto ABC da Energia


A partir desta terça-feira, dia 1º, até o dia 15 de setembro, estarão abertas as inscrições para o projeto ABC da Energia, promovido pela Celpa. O processo de inscrição poderá ser realizado por meio do site da concessionária (www.celpa.com.br). Escolas do ensino fundamental (5º ao 9º ano) da região metropolitana de Belém, Castanhal, Altamira, Santarém e Marabá, poderão participar. No total, cada cidade poderá ter até 25 escolas inscritas. O projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC.

Uma das metas do ABC da Energia é levar à população esclarecimentos e informações sobre o uso responsável da energia elétrica por meio das instituições de ensino. O formato da programação será o de gincana, com três etapas que contabilizarão pontos para escolher a escola vencedora. O trabalho será efetuado de forma conjunta, para estimular o envolvimento com as comunidades que estão ao redor das escolas. 

A primeira etapa do projeto nas escolas contará com palestras explicativas sobre o uso consciente de energia elétrica. Após os encontros, será agendado um mutirão nas escolas para que a comunidade possa fazer o cadastro no programa tarifa social de energia elétrica, no qual as famílias de baixa renda podem conseguir descontos de até 65% na conta de energia. Outra tarefa das escolas será realizar ações de conscientização ambiental para as comunidades do entorno. 

Será estipulado um período para que as instituições façam os cadastros do Tarifa Social além dos eventos de conscientização ambiental. A escola que conseguir fazer o maior número de cadastros já acumulará pontos para a etapa seguinte, que consistirá na elaboração de uma redação. Nesta última etapa, cada escola indicará dois alunos para participar da avaliação, que terá um tema sobre o uso racional e seguro da energia elétrica.

Para o responsável pelo projeto na Celpa, Caine Lima, o ABC da Energia surge como mais uma ferramenta que proporciona o envolvimento da comunidade com a escola. “Por meio da gincana será possível dialogar não só com os alunos, mas também com os pais e com a comunidade de maneira geral. Além disso esperamos levar esclarecimentos sobre o setor elétrico, principalmente no que diz respeito ao uso consciente da energia elétrica”, avalia Lima.

Ao final da gincana, as escolas, coordenadores e alunos vencedores de cada regional serão premiados com vale prêmios de até R$ 2 mil, no caso das escolas, e note books, para os alunos vencedores da etapa da redação.

Serviço:
Projeto ABC da Energia
Inscrições: de 1 a 15 de setembro, por meio do site www.celpa.com.br

Fonte: Ascom/Celpa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço