Breaking News

Campanha de doação de sangue nesta quarta-feira (30)

Há 16 anos, campanha ajuda a garantir estoque de sangue no Pará às vésperas do Círio


Com o tema “Uma atitude de amor que cabe em um abraço”, será realizada de 30 de setembro a 2 de outubro, a 17ª edição da tradicional Campanha Voluntária de Doação de Sangue da Alumínio Brasileiro S.A (Albras) e da Hydro Alunorte, feita em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A ação tem a meta de coletar mil bolsas em Barcarena. Em 16 anos, a iniciativa já coletou quase 24 mil bolsas de sangue e ajudou a salvar mais de 95 mil vidas. Realizada sempre no mês de outubro, às vésperas do Círio de Nazaré, maior expressão católica paraense que reúne em Belém cerca de 2 milhões de romeiros, a campanha ajuda a manter o estoque do hemocentro abastecido em um período que ocorre uma baixa de 30% de doações para o Hemopa.


Segundo a enfermeira do trabalho da Albras, Rubya Silva, a proposta da campanha deste ano, é falar do sentimento envolvido no ato da doação. “Nós casamos, então, o tema, com a questão do abraço, porque é uma ação que simboliza amor mútuo, alegria, gratidão, doação. Às vezes, a gente doa, mas não consegue entender a dimensão desse ato”, diz.

A gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, relembra o grande número de doações alcançadas pela campanha todos os anos. Segundo ela, o quantitativo faz da iniciativa das empresas o maior evento de coleta externa do hemocentro. “O apoio da Albras e da Hydro Alunorte à campanha, ajuda a abastecer o estoque de sangue do Hemopa em uma época em que cai consideravelmente o número de doadores e, ao mesmo tempo, aumenta o número de pessoas que precisam de transfusão urgente de sangue. São 16 anos de comemoração de vida e precisamos manter essa corrente de solidariedade a fim de que seja garantido o nosso estoque mais uma vez este ano”, garante a gerente.

Doadora ativa, a empregada da Hydro Alunorte, Marcely Silva, participará pelo quinto ano consecutivo da campanha. “O nosso sangue tem um valor muito grande para quem recebe, para quem está no leito de um hospital precisando. É muito gratificante poder doar e ajudar essas pessoas”, avalia. Mas não são apenas os empregados das duas empresas que podem doar. Rubya explica que famílias inteiras de Barcarena esperam o ano todo por essa campanha, uma vez que a distância da capital não permite que elas se dirijam até a sede do Hemopa para realizar a doação. “Eu conto novamente com a participação de todos e que possamos repetir o sucesso do ano passado, quando fechamos com 1.441 doações”, explica a enfermeira.

Para doar, basta se dirigir à sede da Albras, localizada na Rodovia PA-483, em Barcarena, onde o Hemopa montará toda a estrutura para coleta. Os doadores podem comparecer no horário das 7h30 às 17h, durante o período de 30 de setembro a 1º de outubro, e no horário das 7h30 às 12h, no dia 2. É necessário apresentar RG (obrigatório) e ter idade entre 16 e 65 anos. Menores de 18 anos de idade precisam apresentar declaração de autorização dos pais. No ato da doação são realizados, gratuitamente, exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea, que são disponibilizados aos doadores. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador não precisa estar em jejum para participar da coleta.

Vidas – Segundo dados do Hemopa uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Ou seja, se a meta da campanha deste ano for atingida, aproximadamente 4 mil pessoas serão beneficiadas. Na última edição, em 2014, foram coletadas 1.441 bolsas de sangue e 5.764 pessoas foram beneficiadas.

Sugestão de infográfico:


Fonte: Luiz Fernandes

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço