Breaking News

CAPS realiza programação alusiva ao Setembro Amarelo em Óbidos


Nesta quarta-feira, 23 de setembro, a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou uma manhã de sensibilização em todas as unidades de saúde do município alusiva ao Setembro Amarelo, que é uma campanha mundial que visa chamar a atenção da população contra o suicídio. Em Óbidos a programação iniciou por volta das 8h30min e teve como tema: “Seja qual for o seu problema o Suicídio não é uma opção. Peça Ajuda!”

De acordo com o psicólogo do CAPS, Raimundo Printes, o suicídio na maioria das vezes está diretamente a perdas. “O suicídio pode acontecer por vários motivos de abalo emocional relacionado a perda que pode ser tanto bens ou até relacionamentos e a família precisa estar em alerta para isso e o setembro amarelo tem essa cor até mesmo como um sinal de alerta”, falou o psicólogo após citar que mesmo silencioso alguns sinais devem ser levados em consideração. “O silencio é algo que não conseguimos observar e alguns sinais realmente passam despercebidos. As vezes as pessoas falam que estão cansados dessa vida, que vão embora e que querem morrer e nós achamos que é uma forma de chamar atenção e elas não farão isso e na realidade esse é um grito de socorro”.



Segundo a coordenadora do CAPS, a enfermeira Rosilda Teixeira, aproximadamente 700 pessoas fazem acompanhamento no Centro de Óbidos.  “Nós trabalhamos a qualidade de vida destes usuários dando orientações e procurando dar assistência necessária até mesmo para evitar os suicídios, hoje temos em media 700 pessoas em atendimento no CAPS e são pessoas com diagnósticos de depressão, ansiedade, esquizofrenia que precisam de atenção”, falou.

O psicólogo relata que entre os sinais da depressão a família pode perceber uma tristeza constante, choro fácil, irritabilidade, aumento da ansiedade, o isolamento social. “Devemos estar em alerta para a depressão, mas é muito importante as pessoas saberem que as pessoas que entram em tratamento da depressão elas tem uma melhora muito rápida é sinal de que aquela pessoa pode ter uma ideia suicida e ela não tem forças para cometer o suicídio e na medida que ela melhora ela tende a cometer o ato”, finalizou.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço