Breaking News

Semma faz levantamento de lixões em Monte Alegre


Mapeamento identificou cinco áreas usadas como lixão. Semma verifica viabilidade de um projeto de aterro sanitário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza o levantamento das áreas que são usadas como lixão em Monte Alegre, oeste do Pará. Cinco  terrenos  utilizados como depósitos de lixo já foram identificados. Dentre os áreas estão terrenos particulares.

O mapeamento tem objetivo de fazer a documentação desses espaços para estudar a viabilidade de um projeto de aterro sanitário.  “A partir do momento que  temos um estudo detalhado técnico científico até da questão do lixão,  vamos procurar trabalhar no aterro sanitário”, destacou secretário de meio ambiente, Cid Baía.

Uma das áreas usadas como lixão a céu aberto é o  terreno de Pôncio Pilatos. Ele informou que há 10 anos a população joga lixo no espaço sem a permissão. Pilatos explicou que  cobrava providências do governo municipal e temia ser penalizado por  crime ambiental. "Outras vezes já houve um acordo entre a prefeitura e eu a respeito do lixão de Monte Alegre. 

A prefeitura assumia o compromisso de  tomar as providências. Conversamos com o secretário de Meio Ambiente e o Conselho de Ética do município me dando pressão e a gente se dirigia ao secretário de obras. Pela primeira vez está sendo tomada providência no lixão.”

Nas áreas usadas como depósitos de lixos, são despejados  papelão, sacolas plásticas, galhos de árvores e carros. Nas estradas de acesso aos lixões é possível encontrar  ossadas jogadas por açougueiros. As secretarias de Meio Ambiente e de Obras estão capacitando uma equipe de técnicos para atuar na fiscalização e  aplicar  multas para quem desrespeitar as orientações e continuar jogando lixo na área particular.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente um estudo deve ser solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)  e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Colaborou Josiane Freitas (repórter da TV Tapajós)

Fonte: Monte Alegre

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço