Breaking News

Luciano Huck e Ronaldo Fenômeno visitam projeto apoiado pela ong Saúde & Alegria

As duas personalidades vieram ao Município
 para gravar uma matéria sobre os índios da etnia Zoé
Luciano Huck e Ronaldo foram recebidos em Santarém por Eugênio e Caetano Scanavino. O apresentador da TV Globo, Luciano Huck e ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, com destaque internacional e campeão mundial pela Seleção Brasileira, estiveram em Santarém, no Oeste do Pará. As duas personalidades vieram ao Município para gravar uma matéria sobre os índios da etnia Zoé, bem como a vida dos ribeirinhos de nossa região. Os dois aproveitaram para fazer uma visita ao projeto desenvolvido pela ONG Saúde & Alegria, denominado de “Copa Floresta Ativa” que está sendo realizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

Luciano Huck e Ronaldo Fenômeno almoçaram com os irmãos Eugênio e Caetano Scanavino, diretores da Ong, na terça-feira (27), ocasião em que colocaram os assuntos em dias.

COPA FLORESTA ATIVA: Através do Programa Floresta Ativa, o Projeto Saúde & Alegria (PSA) tem apoiado as comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns em diversas ações que ajudem na renda, na alimentação e na conservação do meio ambiente – viveiros para reposição florestal e sistemas agro-florestais; extração de óleos; ecoturismo de base comunitária; artesanatos e Centro Experimental de Permacultura.

Em parceria com o ICMBio e a Tapajoara (Federação das comunidades da Resex), o desafio é promover inclusão social a partir da produção sustentável – um passo seguinte e que vai além de programas como o Bolsa-Família.

São oportunidades de empreendimentos que se abrem, em articulação com projetos pedagógicos voltados para os direitos das crianças e adolescentes; e também pelo encontro de gerações, em que lideranças antigas preparam as novas na condução do futuro da Reserva Extrativista.

E aproveitando o ano esportivo, organizamos em 2014 a Copa Floresta Ativa, envolvendo as 74 localidades da Resex. São duas competições simultâneas e integradas: uma é o torneio de futebol (masculino e feminino), e a outra é o “Festival de Artes, Cultura, Educação e Comunidades”, com modalidades que incluem teatro, música, paródia, cartaz, mascote, foto, vídeo e reportagem, inspiradas no lema “Juventude e Comunidades juntas pela Floresta Ativa!”

Entre abril e maio, ocorre a “Fase de Grupos”. São 4 eventos sub-regionais, um em cada comunidade-sede, onde participam as localidades do entorno que compõem o Grupo. Sempre nos finais de semana, com seminários e oficinas nas sextas, avaliando as ações do Floresta Ativa, planejando os próximos passos, debatendo o território, a luta dos povos tradicionais e caminhos para fortalecer suas Organizações.

Os sábados são reservados para as competições, com cobertura feita pelos repórteres da Rede Mocoronga. No inicio da noite tem o Gran Circo do Saúde & Alegria, com as premiações dos classificados do Grupo. Uma grande festa, animada pelas bandas comunitárias, encerra a programação pela madrugada adentro.

Fase de Grupos:
- Sede Anumã: 4-5/Abril
- Sede Surucuá: 25-26/Abril
- Sede São Pedro: 9-10/Maio
- Sede Boim: 30-31/Maio

Os classificados nas modalidades esportivas e educativas durante estes 4 eventos sub-regionais, além de troféus e medalhas, ganham o passaporte para a grande final, prevista para agosto, durante o Encontro Geral de todas as comunidades de Resex.

Copas que misturam esporte com educação é uma tradição do PSA. Esta é a quinta Copa que organizamos, sempre com um tema central em cada edição. Desta vez, uma grande mobilização das comunidades pela floresta em pé!

Fonte: O Impacto e Rede Mocoronga

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço