Breaking News

Oeste do Pará receberá certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação

Deputado federal Lira Maia
Deputado Lira Maia participará de reunião da Organização Mundial de Saúde, em Paris. No ano de 2013, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concluiu o processo de acompanhamento, monitoramento, fiscalização e análise técnica dos rebanhos de sete estados do Nordeste brasileiro, parte da região Norte/Oeste do Estado do Pará, conferindo-as a Certificação Nacional de “área livre de febre aftosa com vacinação”.

Embora tal certificação nacional tenha enorme relevância, ainda nos faltava à certificação a nível internacional o que, certamente, iria contribuir para o melhoramento do rebanho paraense e brasileiro refletindo diretamente na economia de nosso Estado.

A conquista da certificação nacional e a busca pelo reconhecimento internacional sempre foi uma bandeira defendida pelo deputado Lira Maia que, desde sua passagem pela Secretaria de Estado de Agricultura, entre os anos de 1989 a 1991, já trabalhava para que o Pará conseguisse obter tal certificação que, segundo o parlamentar, “era e é de vital importância para a qualidade do rebanho paraense e brasileiro”.

Finalmente, após anos e anos de trabalho, de conscientização de nossos criadores quanto à importância da vacinação, finalmente, neste ano de 2014, o Norte/Oeste do Pará e mais sete Estados do Nordeste, receberão na próxima semana, o Reconhecimento Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação.

Tal certificação será concedida durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Paris, na sede da OIE.

A Assembleia Mundial de Delegados da OIE determina a política Mundial de Defesa Animal e monitora sua implementação. Este ano, as atividades se concentrarão em: 1) adoção de padrões internacionais na área de segurança sanitária do comércio mundial de animais e produtos de origem animal; 2) combate às doenças animais e zoonoses, bem como melhorar a qualidade dos serviços veterinários; e 3) as eleições para preenchimento de vagas em algumas comissões.

Segundo o deputado Lira Maia, “este reconhecimento é o resultado de um trabalho conjunto do Ministério da Agricultura, das Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura, dos órgãos que representam o setor pecuário e principalmente, de cada criador do País, seja grande ou pequeno. Com certeza o Brasil e o Pará tem motivos de sobra para comemorar”, ressaltou o deputado Lira Maia.

Como membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, o deputado Lira Maia apresentou Requerimento que foi aprovado por unanimidade no Plenário da Casa criando uma Comissão Externa para representar o Parlamento na 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

Além da Comitiva de Deputados Federais, o Brasil será representado pelo Ministro da Agricultura, Secretários daquele Ministério e Representantes dos Estados contemplados, dentre outras autoridades. O Estado do Pará será representado pelo Governador, pelo Secretário de Agricultura e por representantes da Adepará e da FAEPA.

“Tive a felicidade de apresentar a proposta e de ter conseguido mobilizar a unanimidade dos parlamentares quanto a importância deste evento para o meu Estado e para o Brasil. Certamente, com o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, o Pará e o Páis terá assegurada uma maior procura para a carne brasileira, gerando mais divisas para a nossa população. Estou muito feliz de ter feito parte dessa luta e muito mais agora, tendo a oportunidade de participar deste momento histórico para a pecuária brasileira”, concluiu o deputado Lira Maia.

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço