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Mais de 30% das reclamações no Procon-PA são contra a Celpa


Termo de ajustamento de conduta foi apresentado ao órgão. Só este ano já foram feitas 532 reclamações.

De acordo com o Procon mais de 30% das reclamações que chegam diariamente ao órgão são contra a Celpa. Por isso, a diretoria do órgão, em parceria com o Ministério Público do Estado, decidiu elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Segundo o Procon, este ano já foram feitas 532 reclamações contra a concessionária.  Destas, 100 resultaram em processos administrativos. Depois de receber tantas reclamações, o Procon decidiu tomar providências. Mais de duas mil assinaturas de consumidores pedindo esclarecimentos à Celpa foram recolhidas. A diretoria de proteção e defesa ao consumidor decidiu elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE).

“Nós vamos, a partir do momento da assinatura, o Procon e o MPE irão fiscalizar o cumprimento de todas as obrigações contidas no TAC. Vamos estipular um ano para ver se a empresa atende as propostas feitas”, Sabba Neto, coordenador do Procon-PA.

No documento que será entregue à Celpa, vão conter uma série de recomendações como a redução de pelo menos 20% das reclamações imediatamente após a assinatura. E sempre informar ao consumidor o acumulado do mês na fatura, uma das principais queixas registradas.

“A cobrança abusiva lidera, com 426 das 532 reclamações em aberto atualmente”, disse Sabna Neto.

Morador do bairro da Marambaia, em Belém, o aposentado Carlos Gomes se preocupa toda vez que chove, já que as oscilações de energia elétrica são constantes. “Falta energia, a gente solicita [atendimento] através do telefone, eles dizem que vão atender, mas você tem que esperar mais de 12 horas, 24 horas, como já aconteceu conosco aqui. Se eles cumprissem apenas uma parte já seria muito bem aceito pela população”, disse.

A Celpa informou que está discutindo e negociando com o Ministério Público do Estado e Procon o Termo de Ajuste de Conduta, para reduzir o número de reclamações dos clientes, mas as obrigações que constarão no termo ainda não foram definidas.

Fonte: Belém

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