Breaking News

Atleta santarena vence mais uma maratona em Manaus

Atleta santarena vence em Manaus
Risonete dos Santos Moura sagrou-se campeã na categoria ‘feminino’, da Corrida Geraldo Teixeira. Correndo com atletas de vários cantos do país, a santarena Risonete dos Santos Moura, 30 anos, atleta patrocinada pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) sagrou-se campeã na categoria ‘feminino’, da Corrida Geraldo Teixeira, realizada em Manaus – AM, num percurso de 8 km. O evento esportivo foi realizado no último domingo, (25).

No último dia 17, Risonete já havia conquistado o 1º lugar feminino da 1ª Corrida do Arco-íris, também na capital amazonense.

O próximo desafio de Risonete será no sábado (31), na Corrida “De bem com a vida”, promoção do Sistema Tapajós de Comunicação. E no dia 2, participa da Maratona de Belterra.


IGREJA DE N. SRA. DA ASSUNÇÃO DE VILA FRANCA SERÁ RESTAURADA

Igreja Nossa Senhora de Assunção será restaurada.Para atender a demanda de resgate cultural a prédios históricos em Santarém foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) um levantamento técnico na igreja bissecular de Nsra. da Assunção, na Vila Franca, na região da Resex Tapajós/Arapiuns, às margens do rio Tapajós. A equipe que visitou a igreja no fim de semana era formada por um engenheiro, um projetista e restaurador da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA). O levantamento foi acompanhado pelo chefe da Divisão de Cultura da SEMC, Rick Miranda.

O secretário adjunto e engenheiro civil da SEMINFRA, Mauro Maués, em prévia avaliação explica que a estrutura encontra-se bastante deteriorada, mas nada que impeça a execução de um bom trabalho. “A estrutura de madeira do telhado poderá ser aproveitada, apenas incluirá a troca de ripas. Já as telhas precisam ser substituídas. O piso deve continuar e as paredes deverão ser restauradas. E em volta do prédio teríamos que fazer uma parte de contenção”, informou o Mauro Maués.

Após esse levantamento, Maués acredita que na segunda quinzena de junho, o projeto de recuperação em restauro deverá estar pronto e será entregue ao prefeito Alexandre Von para avaliação.

De cordo com o coordenador da Igreja, José Joaquim Sousa, o restauro do prédio religioso católico é uma solicitação de toda aquela comunidade. “Nunca foi feito um serviço desse porte na igreja, todos os moradores aguardam com grande expectativa por esse trabalho”.

Segundo historiadores, o povoado que deu origem a Vila Franca surgiu em 1723 pelo missionário Manoel Rabelo, padre secular da Companhia Menino Jesus (jesuítas), quando fundou a missão de Nsra. da Assunção. E a categoria de Vila foi instituída em 12 de março de 1758. O prédio eclesial, é considerado pelos moradores da vila como patrimônio histórico dedicado a devoção de Nossa Senhora da Assunção, a festa é celebrada no dia 15 de agosto.

TÉCNICOS DISCUTEM O VII SALÃO DO LIVRO DO BAIXO AMAZONAS

A reunião, realizada nesta segunda-feira (26), na Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) teve a participação do chefe da pasta, Nato Aguiar e as chefias de divisão e seção.

Neste encontro foram definidas as instituições educacionais que poderão formar uma comissão local para maior suporte ao evento literário. Podem ser inseridas nesse grupo a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). Em 2013, 20 instituições entre públicas e particulares foram apoiadoras do evento.
O segundo encontro ficou marcado para o dia 02/06, os parceiros que pertencem à comissão organizadora local devem estar presentes para traçar as ações locais.

A sétima edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas previsto para o período de 22 a 31 de agosto de 2014, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE ETAPA PREPARATÓRIA PARA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

No dia 29 deste mês, a partir das 8h, será realizada no Auditório Central da UEPA/Santarém a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A programação é etapa preparatória a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que tem como Tema: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”.

Devem participar do encontro todas as lideranças comunitárias, profissionais de saúde e a comunidade de forma em geral. A partir das discussões, serão escolhidos delegados para a Conferência Estadual, que ocorrerá em Belém.

Mais informações: Conselho Municipal de Saúde – Fone: 3523 1677 – E-mail: cmssantarem@gmail.com – End: Avenida Mendonça Furtado, n.º 2174, Bairro Aldeia.

PROJOVEM REALIZA 1ª FEIRA MERCADOLÓGICA

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes um momento de integração, por meio de habilidades de atuação no mundo do trabalho, o PROJOVEM URBANO/SEMED, realiza na próxima quinta-feira (29/05), das 18h30min às 21h30min, ao lado da quadra de esporte do Mascotinho, a 1ª Feira Mercadológica do Projovem Urbano, com o tema: “Jovem estudando e trabalhando”.

Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, profª Elzanira Valentim, durante a Feira, serão expostos materiais confeccionados pelos alunos, são objetos para decoração feitos de: garrafas pet’s, garrafas de vidro e de caixa Tetra Pak, artes em E.V.A e em TNT, pintura em tecido, sandálias e chaveiros feitos com miçangas, pelúcias, iguarias.
Durante o evento o Programa Ciranda de Arte, vai fazer apresentações musicais, com os ritmos pagode e forró, danças e poesias.

PROJETO ITINERANTE COMUNIDADE EMPREENDEDORA CHEGA AO BAIRRO DO URUMARI

O bairro do Urumari recebeu, no fim de semana, o Projeto Itinerante Comunidade Empreendedora, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), em parceria com o SEBRAE.

A programação iniciou com a palestra do analista do SEBRAE, Randolfo Veiga, sobre Oportunidades de Negócio, e posteriormente foram realizados atendimentos aos microempresários do bairro. A ação visa esclarecer aos comunitários sobre a formalização e empreendimentos e suas vantagens.

SOM AUTOMOTIVO É APREENDIDO PELA SEMMA

Agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), apreenderam neste domingo (25), na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, um aparelho de som automotivo. No momento da aferição da pressão sonora com o decibelímetro foram registrados 86.3 decibéis, caracterizando poluição sonora. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), o volume permitido é de 50 decibéis em área mista predominantemente residencial. O proprietário do equipamento foi autuado por descumprimento da Lei Federal 9.605/98, de crimes ambientais.

Fonte: O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço