Breaking News

Nível dos Rios Amazonas e Tapajós subirá nos próximos dias


Com dados de subida, Defesa Civil do Estado define frentes de trabalho. Seis municípios já decretaram emergência.

Dados da Defesa Civil Estadual mostram que o nível dos Rios Amazonas e Tapajós deve subir nos próximos dias. Na terça-feira (20), uma reunião com representantes da Defesa Civil de vários municípios da região foi realizada em Santarém, oeste do Pará, com o objetivo de coletar informações para traçar novas frentes de trabalho nas localidades atingidas pela cheia dos rios.

Em todo o oeste do Estado, 14 municípios sofrem com o problema da cheia. Seis municípios da região já decretaram estado de emergência: Alenquer, Almeirim, Óbidos, Aveiro, Juruti e Terra  Santa.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Aveiro, Divanir Ribeiro, o município está 50% afetado pela cheia. “O nosso município no geral está mais de 50%. As comunidades totalmente dentro da água, os trapiches todos dentro da água. As pessoas de várias comunidades tiveram que sair de suas comunidades”, relatou.

Com o indicativo de que o nível dos rios continue subindo nos próximos dias, o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, José Almeida, ressalta que é necessário que autoridades e população redobrem a atenção. “Nós precisamos estar atentos, nós vamos rever os planejamentos municipais, o objetivo desta reunião é este, a fim de atualizar a informação para evitar surpresas. O indicativo é de subida, portanto podemos ter uma situação idêntica ou pior que a de 2009, que foi uma grande enchente na região”.

O coordenador da Defesa Civil de Santarém, Darlison Maia, reforça o alerta para os comerciantes do município. “No sábado teve aquele fenômeno que as águas do rio subiram em média 10 cm, depois ela diminuiu e voltou ao nível que estava antes, mas depois começou a subir. Ela está subindo em média 2 cm por dia. A gente aproveita para alertar principalmente o pessoal do comércio,  os empresários para esse período de chuva,  que eles se precaverem e levantarem as mercadorias principalmente no período em que eles não estão nas lojas, que é a noite”, alertou.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço