Breaking News

Apagão na internet deixa Santarém sem comunicação

Falta de internet
Município ficou sem internet desde as primeiras horas desta terça-feira. Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 20, um ‘apagão’ no sistema de distribuição de internet revoltou usuários do serviço em Santarém. Lojas, supermercados, bancos, redação de jornais, dentre outros segmentos, sofreram inúmeros prejuízos por conta da falta de internet. Por volta de 16h, o serviço foi normalizado na cidade.

O problema, segundo a empresa responsável pela manutenção do serviço, ocorreu em um cabo de fibra óptica no linhão, em Altamira, que faz a transmissão do serviço para o município de Santarém. A empresa não soube explicar os reais motivos para a falta de internet.

O centro comercial da cidade, que necessita de internet para boa parte dos serviços nos estabelecimentos, foi diretamente afetado, uma vez que os prejuízos chegaram a 20%, de acordo com os empresários, principalmente em estabelecimentos que recebem pagamentos com cartões de créditos e de débitos, e aqueles que emitem boletos para pagamentos.

Um estudo realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas) em fevereiro deste ano apontou que a má qualidade da internet causou um prejuízo de aproximadamente R$ 150 milhões na economia do município de Santarém, Oeste do Pará, nos últimos seis meses.

Isso, de acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Alberto Oliveira, significa mais de mil empregos diretos afetados.

O resultado da pesquisa foi apresentado ainda em fevereiro no Teatro Vitória, em Santarém, onde estiveram presentes representantes da Anatel e da Eletronorte para discutir os problemas relacionados ao serviço na cidade.

A reunião foi um desdobramento de audiências anteriores convocadas principalmente por empresários do município, os quais apontam prejuízos econômicos por causa da oscilação do sinal de internet, o que impossibilita a realização de serviços e transações econômicas.

Segundo Alberto Oliveira, a reunião teve o objetivo de encontrar uma solução para o problema. “Essa reunião foi mais uma, e dessa vez com a presença da Eletronorte e da Anatel para encontrar uma solução, ou melhor, detectar onde é que está o gargalo deste problema que causa a internet de baixa qualidade em Santarém. Estamos buscando junto com o Ministério Publico Federal e Estadual e órgãos que regulam a questão da internet, detectar o problema e buscar solução”, enfatizou.

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço