Breaking News

Aparelho projeta imagens na mesa e captura imagens com o toque



Dispositivo da Fujitsu lembra tecnologia do filme 'Minority Report'. Aparelho deve ser lançado apenas em 2014.

A empresa japonesa Fujitsu apresentou um escaner  - que permite digitalizar e enviar documentos ou fotos ao computador, por exemplo - que possui uma interface baseada em imagens projetadas em uma mesa que lembram a tecnologia mostrada no filme "Minority Report". 


Ainda sem nome, a empresa demonstrou a tecnologia que chama de "Next-Generation UI Enabling Operations via Hand Gestures and Finger Movements", ou próxima geração de interface operada por meio de gestos das mãos ou de movimentos dos dedos, em tradução (clique aqui para assistir ao vídeo de demonstração).

O aparelho é um computador em forma de torre que projeta imagens em uma mesa. Caso o usuário deseje escanear um documento, basta colocalo abaixo do aparelho. Com os dedos, é possível selecionar uma imagem ou um trecho do texto do documento para ser capturada.

O sistema projeta em tempo real a área selecionada enquanto o usuário a toca usando os dedos. As partes escaneadas aperecem em pequenas miniaturas projetadas na mesa. Com o usuário as tocando, elas são aumentadas para melhor visualização. Todos os arquivos digitalizados ficam armazenados no computador.

Não é necessário usar um computador, um mouse, um monitor ou um teclado. Todo o sistema usa os dedos e gestos do usuário e projeta imagens diretamente na mesa.


Outra função desta máquina, ainda sem previsão de chegar ao mercado, é apresentar mais informações, por exemplo, em folhetos de viagem. Ao colocar o papel da agência de turismo abaixo do aparelho, ele escaneia os tópicos que, ao serem tocados, apresentam maiores informações e imagens do local - no caso de um hotel, por exemplo, ele pode mostrar imagens dos quartos.

Ainda nesta função, ao retirar o folheto e colocar um mapa, o aparelho automaticamente aponta neste mapa onde estão as atrações escolhidas ou o hotel em questão - tudo é projetado na mesa e em cima do mapa de papel.

O aparelho ainda pode escanear notas escritas à mão e projeta-las na mesa, permitindo ao usuário manipulá-las.

A previsão da Fujitsu é de comercializar o aparelho em 2014. Ainda não há uma estimativa de preço.

Fonte: G1

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço