Sespa já registrou 30 casos de meningite no Pará em 2015
Dez foram confirmados e uma pessoa morreu da doença. Trinta casos de meningite já foram registrados no Pará nos primeiros meses de 2015. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, desse total, dez foram confirmados e uma pessoa morreu em função da doença. Os principais sintomas da meningite são: febre, vômito, dor de cabeça e nuca endurecida.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Existem três tipos da doença, a transmitida por fungos, a viral e a bacteriana, considerada pelos especialistas a mais perigosa. O tempo de tratamento depende do tipo de meningite.
A pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Consuelo Oliveira, explica que existem maneiras de evitar a doença. “A rede pública do Brasil avançou bastante, nos dando a vacina de hemófilos, a vacina de meningo c, que é uma bactéria muito relacionada à meningite e agora a rede privada, desde 2014, dispõe da vacina quadrupla, que é uma vacina que cobre quatro tipos de meningococo, que é a bactéria mais importante do ponto de vista de letalidade”, diz.
O infectologista Lourival Marzola alerta que as meningites geralmente são transmitidas pela respiração, fala, pela proximidade entre as pessoas, pincipalmente neste período de inverno amazônico. “Como o frio proporciona um ambiente que obriga a gente a ficar confinando e a ficar mais próximo das pessoas, isso facilita a maneira principal de transmissão da meningite”, explica o infectologista.
Fonte: G1
Nenhum comentário
Postar um comentário