Defesa Civil de Monte Alegre cria plano para prevenir impactos da cheia
Plano prevê ações para evitar problemas com a subida do Rio Gurupatuba. Cerca de 450 famílias podem ser afetadas com a enchente, diz Defesa Civil.
A Defesa Civil de Monte Alegre, no oeste do Pará, elaborou um plano de contingência para evitar problemas no município por conta da subida das águas do Rio Gurupatuba. Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 450 famílias que residem em áreas de risco, podem ser afetadas com a enchente neste ano.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Walter Alexandre Silva, o plano contempla ações como o mapeamento das áreas de risco, o contato com os moradores das regiões afetadas, o planejamento de remoção, além da mobilização dos moradores. “Fizemos o cadastramento de creches, escolas, ginásios poliesportivos, para abrigar as famílias que possam vir a ficar desabrigadas em caso de uma grande enchente”, explica.
Ainda de acordo com Silva, o trabalho está sendo realizado em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente do Estado e do Município e também com o Ibama. “Através dessa parceria, vamos adquirir madeiras para ajudar as famílias. Por enquanto elas [as famílias] continuam nos locais onde moram, até porque a água ainda não chegou ao nível de atingir as casas e alagar os assoalhos”, completa.
A previsão da Defesa Civil é que as chuvas continuem e o rio suba ainda mais nos próximos dias, o que pode agravar a situação das famílias. “Estamos fazendo o levantamento desde o ano passado, acompanhando a subida das águas do rio. Mas esse ano, o nível das águas está bem abaixo do esperado. Em 2014, nesse mesmo período, o nível do rio estava em 4,5 metros e esse ano registrou 3,25 metros”, enfatiza Silva.
Fonte: Monte Alegre
Nenhum comentário
Postar um comentário