Breaking News

Projeto "Arte do Carimbó" estreia neste sábado com oficinas e rodas de dança


Oficinas lúdicas e rodas de carimbó são as propostas do Projeto "Arte do Carimbó", que conta com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Agricultura e Pesca (Semap), Meio Ambiente (Semma), Turismo (Semtur) e do Movimento de Carimbó da população santarena. O evento será realizado no Malocão do Parque da Cidade, neste sábado (7), em dois momentos: às 17h com oficinas lúdicas para estudantes da rede pública e às 20h com roda de carimbó.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira, a proposta é que o Projeto seja desenvolvido todos os sábados. "Esta ação é consequência dos primeiros resultados do planejamento de encontros anteriores a convite do Movimento de Carimbó, o qual buscou a parceria do governo municipal, por meio das secretarias municipais. Os representantes do Movimento nos apresentaram o objetivo geral do Projeto, quanto o fortalecer as atividades dos mestres e grupos de carimbó, inserindo-os nos eventos culturais da região e incentivar a formação de novos por meios de capacitação, organização, elaborações de shows e criações de mecanismo de auto- sustentação", destacou.

O membro do Movimento e Mestre de Carimbó, Chico Malta, destacou a expectativa para a estreia do projeto. "O movimento de carimbó amplia-se na região e pretendemos progredir ainda mais interligando futuramente mais municípios da região nesta ação inovadora, do entretenimento educativo da arte do carimbó. Estamos felizes e pela rápida articulação integrada dos secretários municipais, que muito nos alegra, a parceria, e na expectativa do retorno do público", reconheceu.

Segundo o secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, outra inserção do Movimento de Carimbó será a participação deles no Projeto Turistando. "A previsão de lançamento é o mês de abril. Vamos proporcionar aos turistas de hotelaria a visitar pontos turísticos e encerraremos as rotas ao Cristo Rei- Centro de Artesanato, no receptivo do Movimento de Carimbó", antecipou.

Formado por sete grupos, o Movimento de Carimbó existe há 8 anos vem fortalecendo e difundindo o ritmo como patrimônio da cultura brasileira, por meio de apresentações itinerante de Carimbó em residências e espaços dos mestres, em áreas públicas e privadas, hotéis, pousadas, repartições comerciais da Vila de Alter do Chão, Santarém, Belterra, Terra Santa e outras capitais do Brasil e do mundo.

Serviço:

Arte de Carimbó
Data: Sábado, 7 de abril
Hora: 17h (oficinas lúdicas) e 20h (roda de carimbó).
Obs.: O acesso ao Malocão será pela entrada principal do Parque da Cidade.


Fonte: Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço