Breaking News

Coordenadora nacional da Pastoral da Criança visita Santarém


Irmã Vera Lúcia Altoé participou do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral.

Em visita realizada no sábado, 5, em Santarém, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, falou do trabalho de salvar vidas de crianças e gestantes ao longo dos 30 anos da entidade. Ela veio para participar do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral. Foi a primeira vez que Irmã Vera veio oficialmente a Santarém.

Irmã Vera, juntamente com a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, irmã Veneranda Alencar, concederam entrevista aos meios de comunicação, ainda no sábado, 05, às 09h, no auditório Nossa Senhora da Conceição (atrás da Catedral- Rua Floriano Peixoto, centro). Na ocasião, elas falaram do trabalho de salvar vida de crianças e gestantes ao longo desses 30 anos, e de outros temas relacionados à Pastoral da Criança.

O encontro comemorativo aconteceu no domingo, 06, no colégio Santa Clara, das 08h às 16h, e reuniu todos os líderes e voluntários da Pastoral da Criança que atuam nos sete municípios da Diocese de Santarém.

A Coordenadora Nacional Irmã Vera Lúcia Altoé, é capixaba, natural de Cachoeira do Itapemirim. Educadora formada em pedagogia, também estudou teologia e espiritualidade. É pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. É consagrada pela Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis.

Ela começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Nos últimos quatros anos integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária.

Segundo ela, seus principais desafios como nova coordenadora  nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada.

“Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar, sobretudo a autoestima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirma Irmã Vera Lúcia.

Ela assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança depois que a coordenadora anterior, Dra. Zilda Arns, morreu em um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço