Breaking News

'Mapa imunológico' pode ajudar a criar vacina contra o HIV, diz estudo



Evolução de agente que combate o vírus dentro do corpo foi analisada. Anticorpo é capaz de atacar diferentes cepas de de HIV.

Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram estudo nesta quarta-feira (3) na revista “Nature” em que apresentaram informações que poderão contribuir futuramente para o desenvolvimento de uma vacina que combate o vírus HIV, causador da Aids.

O estudo, feito por uma equipe da Universidade Duke, conseguiu rastrear pela primeira vez como o corpo produz os chamados anticorpos amplamente neutralizadores, capazes de desabilitar variadas cepas de HIV.


A análise foi feita graças à ajuda de um paciente da África, cuja infecção por HIV foi detectada de forma precoce.

Barton Haynes, um dos autores do estudo, disse em comunicado à imprensa que no paciente pesquisado foi encontrado um tipo de anticorpo amplamente neutralizador que é produzido nas fases iniciais da infecção por HIV, chamado de CH103.

Apenas 20% das pessoas infectadas pelo HIV têm um sistema imunológico que produz anticorpos amplamente neutralizadores, importantes no “ataque” do organismo a áreas vulneráveis do HIV que não tenham passado por uma mutação rápida -- o HIV é um vírus que sofre mutação de maneira veloz, o que dificulta a ação dos anticorpos.

Acompanhar esse desenvolvimento, segundo os cientistas, significa avançar na formulação de uma vacina de proteínas, que desencadeariam pelo corpo agentes imunológicos que evoluiriam para os anticorpos neutralizadores como o CH103, que então combateriam o HIV.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço