Breaking News

Cheia dos rios Tapajós e Amazonas prejudica turismo em Santarém


Irene Belo, titular da Semtur, diz que turismo nessa época de chuvas é de baixa estação

 Irene Belo, secretária Municipal de Turismo
A baixa temporada e a cheia dos rios Tapajós e Amazonas são apontadas por donos de pousadas e hotéis em Santarém e Alter do Chão, como prejudicial ao desenvolvimento do turismo. Investimentos em ecoturismo e festivais gastronômicos seriam a saída para alavancar o trade turístico em Santarém, segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Integração Regional (Semtur).

Enchente de 2012 deixou barracas dentro d`água, na Ilha do Amor, em Alter do Chão
Hoje, de acordo com a titular da Semtur, Irene Belo, a atual situação do turismo em Santarém no período chuvoso é de baixa estação, porém, a cidade ainda consegue atrair um púbico Off Road. Irene Belo explica que este tipo de turismo alimenta e fortalece a atividade na região, onde os visitantes frequentam a cidade mesmo no período chuvoso.

“É um período de maior atratividade para eles, que consomem os serviços turísticos que temos a oferecer”, afirma.

Apesar das chuvas, a secretária Irene Belo destaca que Santarém tem o público Off Road, especialmente em Alter do Chão, além de cruzeiros turísticos. “A cheia dos rios prejudica a questão hoteleira também. Ainda é muito forte o turismo de sol e praia, embora sejamos um destino de ecoturismo. Precisamos fortalecer o ecoturismo para que tenhamos um turismo o ano inteiro”, sugere Irene Belo.
Para ela, se faz necessário a realização de grandes eventos que tenham a capacidade de atrair turistas durante a baixa temporada. “Eu faço uma aposta pessoal e institucional no ramo da gastronomia. Acredito que os festivais gastronômicos e ações nesse sentido poderão se constituir num forte argumento para driblar a baixa estação”, ressalta.Diariamente, dezenas de turistas são vistos caminhando pelas ruas do centro de Santarém. Prédios históricos, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição viraram referência na visita de estrangeiros em Santarém.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço