Breaking News

Jogos Abertos do Pará reunirá atletas amadores do estado


Já estão na reta final os preparativos para os Jogos Abertos do Pará 2015 (Joapa) que o Governo do Estado promove, a partir de junho deste ano, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento espera reunir mais de dez mil atletas amadores em todo o estado do Pará.

Os Jogos Abertos do Pará, antes conhecidos como JAP, começaram a ser disputados em 2005. Com base nos relatórios das visitas técnicas realizadas pela Seel, desde abril deste ano, foram confirmadas as sedes de Barcarena, Santarém, Marabá, Marituba, Tomé Açu e Itaituba para as disputas da fase classificatória.

As etapas regionais compreendem as regiões do Pará que são o Sudeste/Araguaia, Baixo Tocantins, Sudeste, Sudoeste, Marajó, Oeste/Amazonas, Nordeste I e Nordeste II. As finais do Joapa serão realizadas entre 23 e 27 de setembro, em Belém, em locais a serem definidos.

Três datas das fases Regionais também já foram definidas e confirmadas. De 10 a 14 de junho, disputas em Barcarena (no Baixo Tocantins); de 24 a 28 de junho, em Santarém (no Oeste/Amazonas); e de 22 a 26 de julho, em Marabá (na região Sudeste). As outras regiões ainda aguardam confirmação de datas e locais, mas a fase Nordeste I será em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

Este ano, todos os 144 municípios paraenses foram convidados a participar e receberam o regulamento do evento, além de todas as orientações. A oitava edição do evento, no ano passado, teve a participação de 58 municípios, em sete fases regionais, reunindo cerca de 2.800 atletas nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei, entre os meses de abril e outubro. A competição foi vencida pelos atletas de município de Abaetetuba.

Neste ano, na nona edição, houve a mudança no número de modalidades esportivas, que passou de quatro para seis, com a inclusão do tênis de mesa e do futebol de areia, e também houve a inclusão de mais uma etapa regional, somando oito.

Alcance - Para a titular da Seel, Renilce Nicodemos, a intenção é cobrir todo o Estado com uma competição de grande alcance. “Convidamos todas as 144 prefeituras do Pará, e já temos uma prévia informação de que a adesão é de 80 a 90 delas. Ficamos felizes assim, porque estamos trabalhando para fazer um evento com muita organização e muito competitivo”, adiantou a secretária.


Outra novidade deste ano é que as prefeituras dos municípios participantes receberão o Troféu Responsabilidade, que é uma forma da Seel reconhecer o esforço das secretarias de esportes de cada município em participar do Joapa. “É um reconhecimento, mesmo. É a nossa forma de firmar parcerias com cada um desses municípios que vão encarar o desafio de fazer do Joapa um evento de grandes proporções”, disse Renilce.

A Seel vai fornecer aos participantes um jogo de uniforme, composto de agasalho, camisa e short, todos padronizados e dentro das normas técnicas de competições, respeitando as peculiaridades do clima paraense. Além disso, as medalhas e troféus são confeccionados dentro de padrões exigidos em competições de alcance nacional.

Um dado importante é que o Joapa será auditado por uma empresa brasileira, conveniada com o Guiness Book, que ficará atenta ao número de atletas envolvidos e outras particularidades do evento e assim homologar recordes durante a competição.

Os municípios estão em plena atividade com vistas ao Joapa. “Nossa intenção é sempre contemplar o que há de melhor entre os atletas amadores de cada município. Já sabemos que muitos estão fazendo uma seleção de seus melhores competidores, para assim lutar de igual para igual com os outros. Falamos, por aqui na Seel, que teremos atletas com idades entre 16 anos e o ‘capaz’, e assumimos a intenção de que o importante, mesmo, é competir. A nós, da secretaria, a missão é fazer o que se convencionou chamar de inclusão social”, informou Renilce.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço