Breaking News

Em Santarém, vacinação contra febre aftosa encerra no dia 31 de maio


Vacinação deve ser confirmada até o dia 15 de junho na sede da Adepará. Criador que não vacinar rebanho estará sujeito à multa e outras punições. Os criadores de bovinos e bubalinos de Santarém, oeste do Pará, devem ficar atentos ao prazo para vacinar os rebanhos contra a Febre Aftosa e registrar a ação até do dia 15 de junho na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). A campanha encerra neste domingo (31), e não tem previsão de ser prorrogada.

Conforme levantamento realizado pela Adepará, dos 150 mil animais de Santarém, até a semana passada, 25% já tinham sido vacinados. Os dados também mostram que pelo menos 80% das vacinas destinadas à campanha já foram vendidas nas casas agropecuárias do da cidade.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Reinaldo Rebelo, a vacinação é fundamental para que a região possa permanecer para o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação. “É muito importante lembrar os criadores sobre a importância de mantermos esse status. Não basta apenas vacinar, é preciso também confirmar a vacina”, explica.

Os municípios de Mojuí dos Campos, Belterra, Alenquer e Monte Alegre somam 450 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos. Para que a região continue livre da febre aftosa, é preciso responsabilidade por parte dos produtores.

Após vacinar o rebanho, o produtor deve entregar a declaração de vacinação à Gerência Regional da Aepará. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas. Quem não declarar a vacina poderá receber auto de infração, pagar multa e ter a propriedade interditada.

Confirmação

Ainda segundo Rebelo, o que está faltando é a confirmação da vacina por parte dos criadores, pois muitos deixam pra fazer o procedimento nos últimos dias do prazo. “A maioria dos produtores que já vacinaram seus rebanhos estão apenas aguardando a data prevista para confirmar a vacinação. Esperamos conseguir o mesmo número das campanhas passadas”, esclarece.

Serviço:

A sede da Adepará em Santarém fica localizada na Avenida Curuá-Una, 538, no bairro Santíssimo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (93) 3523-9381.

Fonte: Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço