Breaking News

Escritórios virtuais

Uma alternativa útil, inteligente e econômica


Confesso que ao passo que o final da minha graduação em Direito ia se aproximando, junto dela o Exame da OAB, algo começou a ganhar espaço nas questões corriqueiras que eu haveria de pensar. Na realidade várias coisas passaram em minha mente, mas especialmente o fato de que eu não teria um espaço físico, um escritório, para trabalhar ou receber clientes me incomodava.
A questão é que eu, como vários jovens advogados, não me vejo trabalhando em uma grande banca, como advogado associado, ou coisa que o valha, pelos mais variados motivos que serão detalhados em artigos futuros, não negando a experiência considerável que poderia ser extremamente útil a mim. A questão, então, alugo uma sala comercial e abro meu próprio escritório? Não, não agora. Mas o fascínio é grande e a chance de ver as economias irem para os ares é maior ainda.
Motivado, fui atrás de alternativas para que minha demanda inicial fosse plenamente satisfeita. Encontrei um ramo de negócio que achei muito válido: os escritórios virtuais. Esses escritórios são, na verdade, uma forma de coworking, onde se pode adquirir planos que se adequam às necessidades imediatas do jovem advogado - e até mesmo daquele advogado já não é tão jovem, e que não consegue arcar com os custos da manutenção de seu próprio escritório.
A proposta do negócio é fazer com que o advogado tenha credibilidade em seus negócios, dando a ele a oportunidade, por exemplo, de ter um endereço comercial/fiscal para anexar em seu cartão de visitas, site, correspondências, enfim, uma variedade de serviços. Além disso, a maioria dos planos oferece serviço telefônico, com atendimento personalizado, secretárias, salas de reunião, internet, de trabalho e espaço de espera, para que o cliente se sinta bem recebido.
Aqui em Santa Catarina, a OAB já faz um trabalho semelhante, denominado de Centro de Apoio ao Advogado - CAP, que foi modernizado recentemente. Embora seja um serviço visando os novos advogados de seu quadro, considero que os valores cobrados estão um pouco acima dos que as empresas de escritórios virtuais fazem no mercado, a depender da estrutura que cada um oferece, importante salientar.
Para se ter uma ideia, existem escritórios que cobram, aqui em Florianópolis, o valor de R$ 170,00/mensais para planos que englobam endereço empresarial e serviço telefônico, além de alguns dos serviços mencionados acima. Outro fator importante é esses escritórios são geralmente bem localizados, presentes em centros comerciais bem movimentados, o que custaria um preço absurdo se o jovem advogado fosse aluga-lo.
É fato que a advocacia é um ramo de glamour e que pode ser bastante lucrativa, mas a realidade da maioria da categoria é bem diferente. Presumo que, de início, não há necessidade de uma sala própria localizada em área nobre, equipada, com secretária, estagiários, por exemplo. Isso não se aplica, obviamente, a quem já começa a carreira com uma carta considerável de clientes já estabelecidos, cuja realidade é outra, menos palpável.
Enfim, há uma alternativa útil, inteligente e econômica para os advogados.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço