Breaking News

Incra delimita comunidade quilombola de Tiningu em Santarém


Próximo passo é a emissão da portaria de reconhecimento. Relatório de delimitação foi entregue nesta sexta pela presidente do órgão.

A presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  Maria Lúcia Falcón, acompanhada de diretores nacionais e do superintendente do órgão no oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro entregou nesta sexta-feira (29) o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade quilombola Tiningu, localizada no município de Santarém.

O ato ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR). O relatório foi publicado nos diários oficiais do Estado e da União.

Com 373 pessoas, a comunidade quilombola Tiningu tem 4.271 hectares e beneficia 86 famílias. A base produtiva está nas atividades agrícolas e pecuárias. As principais culturas anuais cultivadas são: mandioca, milho e feijão.  As culturas permanentes também têm papel significativo na composição da renda das famílias, principalmente o cupuaçu, a pupunha e o açaí. Grande parte da produção é para consumo interno ou venda nas comunidades mais próximas.

O que é o RTID? 

O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) tem por objetivo identificar o território quilombola, bem como a situação fundiária da terra pleiteada pelos remanescentes das comunidades de quilombos.  O documento contém informações cartográficas, fundiárias, agronômicas, ecológicas, geográficas, socioeconômicas, históricas e etnográficas coletadas em campo.

Após a delimitação do território, o próximo documento a ser emitido será a portaria de reconhecimento.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço