Breaking News

Microempreendedor pode financiar casa própria como pessoa física


Bancos ainda não financiam imóveis para micro e pequenas empresas. Emprestar para pessoa física tem menor risco do que para pessoa jurídica.

O movimento de alta nas taxas de juro básicas da economia ainda não chegou ao financiamento imobiliário. As taxas praticadas nesta modalidade de crédito continuam ao redor de 8% (em alguns casos até um pouco abaixo) para os financiamentos da carteira do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) que financia imóveis até R$ 500 mil.

Isso ocorre porque a concorrência neste tipo de crédito está muito alta. Apreensivos com a deterioração das condições econômicas internas, os bancos preferem reduzir sua exposição ao risco de empréstimos sem garantia e, por isso, estão direcionando seus recursos às carteiras imobiliárias.

Além do imóvel como garantia, nesses financiamentos, a entrada gira em torno de 40% e nunca fica abaixo de 20%, ou seja, um risco menor de inadimplência. Por fim, trata-se de uma carteira em que o banco estabelece um relacionamento de longo prazo com o cliente, pois o financiamento pode chegar a 30 anos.

Mas financiar imóveis para micro e pequenas empresas ainda não está no radar dos bancos. Segundo fontes que acompanham esse mercado, emprestar para a pessoa física tem um risco menor do que para pessoa jurídica.

Mas se você é micro e pequeno empresário pode financiar sua casa própria como pessoa física. A diferença em relação aos assalariados é que seu comprovante de renda será a Declaração do Imposto de Renda ou a declaração do contador informando seu Pró-Labore (veja vídeo).
Mas, antes de entrar num financiamento de tão longo prazo é fundamental você avaliar como anda a saúde financeira de seu empreendimento. Isso porque será com esses recursos que você vai contar para pagar as prestações de seu financiamento imobiliário.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço