Breaking News

Veja perguntas e respostas sobre o fim do MSN Messenger



Migração obrigatória do MSN em inglês para o Skype começa dia 8 de abril. Mudança definitiva da versão em português acontece a partir de 30 de abril.

A partir desta segunda-feira (8), o comunicador instantâneo Windows Live Messenger, ou MSN Messenger, deixará de funcionar, iniciando uma migração obrigatória para o Skype, ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet, da Microsoft.

A mudança começa a valer para o MSN em inglês. A versão em português do Brasil começa a migrar, obrigatoriamente, para o Skype a partir do dia 30 de abril.

O G1 preparou respostas para algumas dúvidas dos usuários do serviço.

Quer fazer sua pergunta? Escreva-a nos comentários, no fim da matéria.

Quando o MSN Messenger encerrará as atividades?

A partir desta segunda-feira (8) a versão em inglês do MSN Messenger para PC começa a migrar obrigatoriamente para a ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet Skype, também da Microsoft.

Quando a versão em português do MSN Messenger deixará de existir?

De acordo com a Microsoft, a partir do dia 30 de abril. Dos 38 idiomas disponíveis do serviço, a versão em português do Brasil será a última a migrar por ter uma das maiores bases de usuários depois do inglês.

Como faço para baixar o Skype?

O download do Skype é gratuito e pode ser feito por meio deste link (clique aqui para acessar). O Skype substituirá o MSN Messenger no PC.
Uso a versão do MSN Messenger on-line pelo navegador (sem a instalação do aplicativo). 

Preciso migrar?

Ainda não há uma data específica divulgada pela Microsoft para a migração da versão de navegador do MSN Messenger. Por enquanto, a versão on-line continua acessível.

O que devo fazer para migrar para o Skype?


Após a instalação do Skype no PC, o usuário deve se conectar ao novo serviço usando o mesmo nome de usuário (geralmente uma conta de e-mail) e senha usados no MSN Messenger.

A Microsoft afirma que os usuários do MSN Messenger receberão um e-mail avisando sobre a migração para o Skype. A partir de 8 de abril, um aviso aparecerá ao se conectar no MSN Messenger, em inglês, alertando para uma atualização para o Skype. “Na segunda tentativa de acesso ao Messenger, após este alerta, o usuário deve migrar para o Skype para continuar usando o comunicador instantâneo. Caso a pessoa não migre, o Messenger ficará bloqueado para uso até que seja feita a conversão para o Skype”, alerta Parri Munsell, diretor de integração de marketing da divisão Skype, ao G1.

Vou poder continuar conversando por meio de texto com meus contatos?

Embora o Skype seja um comunicador com foco em conversas por voz e vídeo é possível, sim, conversar apenas por meio de texto. Para isso, basta clicar duas vezes em cima do nome do contato e abrir uma janela de bate-papo. Depois, basta escrever a mensagem na janela e pressionar "Enter" ou clicar em enviar. Caso deseje ligar para pessoa (por meio de áudio ou de vídeo), basta clicar no botão "Ligar" ou "Chamada com vídeo".

Poderei conversar por meio de áudio e vídeo com meus contatos do MSN Messenger pelo Skype?


Sim. Basta clicar no nome do contato e, no caso de ele estar on-line, clicar em "Ligar" ou em "Chamada com vídeo" para iniciar a conversa por meio de áudio ou de vídeo, respectivamente.

Poderei conversar com meus contatos do Facebook?

Sim se a conta da rede social for integrada ao Skype. Para isso, conecte-se ao Skype e na aba "Contatos" selecione a opção "Facebook". Em seguida, clique na opção "Conectar ao Facebook" e colocar o e-mail e senha usados para acessar a rede social. Desse modo, os contatos do Facebook também aparecerão no Skype.

Perderei os meus contatos de conversa do MSN na migração?

Não. De acordo com a Microsoft, os arquivos de contatos serão transferidos para o Skype na migração. Entretanto, categorias e grupos criados no MSN Messenger não serão transferidos, exigindo a criação de novas listas. Para isso, o usuário deve acessar a guia "Contatos" e clicar em "Criar nova lista". Para mais dúvidas, o Skype ensina como enviar mensagens e arquivos (clique aqui para acessar).

Meus históricos de conversa do MSN Messenger não aparecem nos Skype. O que eu faço?

Os históricos de conversa do MSN Messenger não podem ser visualizados no Skype, mas eles ficam armazenados no PC e podem ser acessados.

Nas versões do Windows Vista, 7 e 8, o usuário deve fazer o seguinte procedimento para acessar seu histórico:

1 - Acesse "C:\Usuários\<username>\Documentos\Meus arquivos recebidos\" - em inglês "C:\Users\username\Documents\My Received Files\". No lugar de "username", o usuário deve colocar seu nome de usuário na máquina.
2 - Abra a pasta com o mesmo nome da conta Microsoft;
3 - Clique em "Histórico" (History) para ver o histórico de conversas.
No Windows XP o processo é diferente:
1 - Acesse "C:\Documents and Settings\<username>\\Meus Documentos\Meus arquivos recebidos\" - em inglês "C:\Documents and Settings\username\\My Documents\My Received Files\". No lugar de "username", o usuário deve colocar seu nome de usuário na máquina.
2 - Abra a pasta com o mesmo nome da sua conta Microsoft;
3 - Clique em "Histórico" (History) para ver seu histórico de chat.

Meu PC travou durante a atualização. O que faço?

Segundo a Microsoft, em caso de travamento ou congelamento do computador, feche todas as janelas de conversa do MSN Messenger e inicie o processo de atualização novamente.

O que eu faço caso tiver problemas na migração para o Skype?

Para os usuários que estão enfrentando problemas na migração, o Skype recomendou contato com a equipe de suporte em seu site (acesse aqui).

Perdi os meus contatos do MSN Messenger ao migrar para o Skype. O que eu faço?

De acordo com a Microsoft, alguns problemas da migração são conhecidos e providências estão sendo tomadas. Quem identificar o desaparecimento de contatos pode tentar solucionar o problema, uma vez que, no processo de migração, estes contatos não são removidos imediatamente e podem aparecer entre os contatos excluídos. Para revisar a lista de contatos excluídos e restaurá-los, acesse este link (clique aqui para acessar), informe as credenciais da conta e clique no ícone em forma de seta, localizado na barra superior da página.

Clique na opção Gerenciar > Restaurar contatos excluídos. Será exibida uma lista com os contatos que foram excluídos. Verifique se entre os contatos presentes na lista não estão também os contatos desaparecidos. Marque-os e depois pressione o botão Restaurar. Vale salientar que os contatos marcados como excluídos permanecerão nessa lista durante 30 dias.

Tenho MSN e Skype. Ao migrar para o Skype, ficarei com os contatos dos dois serviços?

Sim. Ao se conectar no Skype, o usuário fica on-line tanto no serviço de conversa por meio de vídeos quanto no Messenger, podendo receber e enviar mensagens para seus contatos. Para trocar a lista de contatos entre os serviços, basta ir em "Contatos", na barra superior do aplicativo, colocar o cursor do mouse em cima da aba "Lista de Contatos" e clicar no serviço desejado.

Atualmente, acesso o Skype com o login e senha da minha conta Microsoft. Meus contatos do MSN encontram-se todos no Skype. Quando houver a migração definitiva, poderei continuar acessando o Skype da forma como acesso agora?

Sim. O serviço funcionará normalmente, com a migração já realizada, apresentando os contatos do Messenger e do Skype.

Quer fazer sua pergunta? Escreva-a nos comentários, no fim da matéria.


Fonte: Microsoft

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço