Breaking News

Precariedade em delegacias ajuda em fugas, acredita polícia


Onze presos fugiram da delegacia de Alenquer
Santarém - Na última quinta-feira (4), 11 presos que estavam nas celas da delegacia do município de Alenquer, oeste do Pará, serraram as grades e fugiram. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da fuga.

A delegacia daquele município é pequena, as celas deveriam ser utilizadas apenas para presos provisórios. No total, eram 24 detentos em três celas. A capacidade é para no máximo nove pessoas.

Presos do interior só podem ser transferidos para o setor de triagem da Policia Civil em Santarém ou diretamente para a penitenciária da cidade com uma liberação da Justiça. A determinação é para controlar a superlotação, que é um problema nas cadeias e celas de delegacias em todo o Pará, além da falta de policiais.

“Numa situação em que, muitas vezes, os policiais civis deixam de fazer o trabalho investigativo para ficar custodiando esses presos, a carceragem e a maioria das delegacias não oferece condições. Muitas delegacias estão sendo reformadas, muitas construídas para que não se possa mais ter presos em delegacias, até porque não é função constitucional da Polícia Civil a guarda e custódia de presos, e sim da Susipe. A gente tem procurado, dentro do possível, remediar essas situações para que não ocorram novas fugas”, declarou o superintendente de Policia Civil do Baixo Amazonas, Gilberto Aguiar.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço