Breaking News

Quarta oficina de artesanato de argila será realizada no João Fona


Com o objetivo de promover o desenvolvimento de processos com aplicação de técnicas que visam qualidade e fomento da geração de renda, através da produção de artesanato em argila, será realizada a quarta oficina de artesanato. A atividade iniciará na segunda-feira (08), realizada no Centro Cultural João Fona (CCJF), o público alvo é composto de artesãos e acadêmicos. A oficina será distribuída em dois grupos, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Ressalta-se que no primeiro dia a atividade inícia às 14 horas para maiores esclarecimentos sobre a oficina. 

Organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), novamente em parceria do facilitador, o mestre na Arte do Saber Popular, o ceramista santareno Elves de Sousa Costa.

Segundo a Chefe de Seção de Atendimento ao Turista do CCJF, Patrícia Chaves, desde a primeira oficina com a matéria-prima argila, popularmente conhecida na Amazônia como barro, a procura é grandiosa por aprender as técnicas. "A estreia da oficina em argila no mês de janeiro deste ano e principalmente o resultado agradou os participantes. O reflexo aguçou a curiosidade de mais pessoas aprenderem as técnicas na produção com base nas cerâmicas tapajônicas produzidas pelos antepassados indígenas da etnia Tapajó. E prosseguimos as atividades, está na quarta, em cada atividade as peças são diferentes na primeira, as mini réplicas da cerâmica Tapajônica e nesta serão as peças, as urnas mortuárias e de utensílios", explicou.

Prevista a conclusão da oficina de artesanato para o dia 17 de outubro. E o resultado será exibido no período de 18 de outubro a 01 de novembro. As peças serão comercializadas na exposição nos valores de R$ 5 a R$ 300.

Fonte: Oficina de Artesanato de Argila, João Fona

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço