Breaking News

Homem é detido por suspeita de boca de urna em Rurópolis

Por G1 Santarém — Pará
 

Polícia Civil e Militar abordou Manoel de Oliveira, que foi 
detido por suspeita de propaganda eleitoral
Foto: Divulgação/Polícia Civil


Manoel de Oliveira Lima estaria distribuindo propaganda eleitoral em local de votação. Ele foi para delegacia e vai prestar esclarecimentos durante a semana.

Por volta das 12 horas deste domingo (28), um homem foi detido em Rurópolis, no oeste do Pará, suspeito de praticar boca de urna na Escola Maria Montessori, local de votação do segundo turno das eleições. Manoel de Oliveira Lima, 56 anos, estaria distribuindo propaganda eleitoral impressa (os chamados “santinhos”).

Ele foi detido pela Polícia Militar e levado à delegacia, onde aguardou o lavramento do procedimento policial por parte da Polícia Civil . Testemunhas foram ouvidas e o Ministério Público acompanhou toda a situação. Os “santinhos” foram todos apreendidos.

De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, que está à frente da investigação, depois de assinar um termo de compromisso para se apresentar ao Fórum durante a semana e prestar esclarecimentos ao Juiz eleitoral, Manoel foi liberado. Ele responderá um termo circunstanciado de ocorrência.


Nos dias de eleição, é proibido fazer qualquer tipo de propaganda eleitoral. Configura-se como crime de boca de urna fazer propaganda usando alto falantes, carros ou amplificadores de som; distribuir "santinhos" ou outros materiais impressos; fazer propaganda eleitoral na internet; tentar convencer um eleitor a votar em um determinado candidato ou partido; fazer comícios, passeatas ou carreatas, entre outras ações.

Quem for pego fazendo boca de urna pode sofrer detenção de seis meses a um ano, ser condenado à prestação de serviços à comunidade e a pagar multa, que pode chegar até R$ 15 mil, além de ter o título de eleitor suspenso.

Fonte: RURÓPOLIS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço