Breaking News

Helder Barbalho é eleito governador do Pará

Helder Barbalho é eleito governador do Pará

O candidato do MDB, Hélder Barbalho, venceu a disputa eleitoral ao cargo de governador do Pará com 1.922.718 votos, correspondentes a 55,22% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com o candidato do DEM, Márcio Miranda, que teve 1.559.075 votos, que equivale a 44,78% dos votos válidos. O anúncio oficial foi feito antes das 19h, horário local, com 92% das urnas apuradas.

Hélder Barbalho é casado e natural de Belém, é administrador com formação superior, tem 39 anos de idade e disputou o Executivo estadual pelo MDB com o número 15, pela coligação “O Pará aqui pra frente”, tendo como vice candidato ao governo, o deputado federal e presidente estadual do PR no Pará, Lúcio Vale. Helder já foi vereador de Ananindeua (2000), deputado estadual (2002) e prefeito de Ananindeua, por duas vezes (2005 e 2009) e é ex-ministro da Integração Nacional, do Governo Temer. A coligação “O Pará daqui pra frente” reúne o MDB / PP / PRB / PR / PSC / PTB / PHS / PMB / PODE / DC / PTC / PATRI / PSD / AVANTE / PSL e PROS.

A primeira diretriz do programa de Helder, chamada de “Sociedade de Direitos” integra as áreas de educação, juventude, cultura, saúde e segurança. A segunda vem como o “Crescimento Inteligente”, que promete abranger os setores de infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e a qualidade de vida das pessoas que residem no território paraense. A terceira diretriz é “Trabalho com responsabilidade” e envolverá o equilíbrio fiscal, a quarta é chamada de “Gestão Pública Presente”, e quer trabalhar a modernização institucional.

BALANÇO

Os ausentes totais no Pará representaram 23,24% dos 5.497.638 eleitores que estavam aptos para votar no segundo turno. Ao todo, 77.262 eleitores votaram em branco, e 380.981 eleitores votaram nulo, totalizando 11,63% de abstenções.

O primeiro município com apuração completa foi Jacareacanga, no sudeste paraense, seguido de Banach, Senador José Porfírio e Santa Cruz do Arari.

A estimativa de votação dos eleitores foi de 57 segundos para os municípios com biometria e 40 segundos, sem biometria.

Na avaliação do TRE-PA, a votação no segundo turno das eleições ocorreu de forma tranquila em todo o estado. Até às 16h40, apenas 45 urnas eletrônicas foram substituídas, sem comprometer o andamento do pleito.

Fonte: ORM News

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço