Breaking News

Black Friday 2018: eletrônicos lideram intenção de compra


Consumidores têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 no evento e guardaram dinheiro ao longo do ano para aproveitar as promoções
Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos, com 9 mil pessoas, revela que o evento já está no calendário dos brasileiros: 95% dos respondentes têm intenção de aproveitar as ofertas. Além disso, 57% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1.000 na Black Friday, que este ano acontecerá em 23 de novembro. As categorias de produtos mais desejadas são: eletrônicos (53%), eletrodomésticos (52%), celulares/smartphones (50%), artigos de informática (38%) e itens de casa e decoração (23%). 
Entretanto, os consumidores se mostram cautelosos com o orçamento. Dos respondentes, 67% não gostaria de comprometer o seu 13º salário com compras na data e 58% afirmam ter feito uma reserva financeira para aproveitar as ofertas.
Além disso, o evento continua sendo uma oportunidade para os consumidores economizarem nas compras de Natal. Esse ano, 62% pretendem aproveitar a data para antecipar os presentes. Quando questionados sobre o que priorizam para finalizar a compra, preço é o fator determinante para 77% deles.
“A Black Friday já está consolidada no mercado brasileiro. Na pesquisa desse ano, assim como nos anteriores, mais de 90% dos respondentes pretendem aproveitar a data. Isso mostra que os varejistas já estão com operações maduras para apresentarem descontos expressivos durante o evento”, comenta Thiago Flores, CEO do Zoom.
“Na hora de escolher em que loja aproveitar a Black Friday, o preço é o fator determinante, mas isso não exclui a importância dos varejistas oferecerem uma boa experiência de compra. Isso se torna um desafio, principalmente, em um momento com uma demanda tão alta. Receber o seu produto no prazo e poder contar com um atendimento personalizado no pós-venda são fatores cada vez mais importantes para os consumidores”, finaliza Flores.
Confira o programa “Dando um Zoom” no canal do YouTube do Zoom: youtube.com/deumzoom  
Confira o material completo no link abaixo:
Você comprou na Black Friday 2017?
Não
51%
Sim
49%
Fonte: Zoom – 2018
Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday de 2017?
Moda e Acessórios
20%
Eletrodomésticos
45%
Celulares/ Smartphones
38%
Eletrônicos
38%
Informática
26%
Casa e Decoração
12%
Livros
11%
Saúde / Cosméticos e Perfumaria
11%
Esporte e Lazer
9%
Outros
8%
Alimentos e Bebidas
7%
Fonte: Zoom – 2018
Quanto você gastou na data?
Mais de R$ 1.000
50%
de R$$ 500 a R$1.000
24%
de R$ 200 a R$ 500
15%
até R$ 200
11%
Fonte: Zoom – 2018
Você voltaria a comprar em uma das lojas que comprou na Black Friday do ano passado?
Sim
90%
Não
10%
Fonte: Zoom – 2018
Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2017?
Não
89%
Sim
11%
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende comprar na Black Friday 2018?
Sim
95%
Não
5%
Fonte: Zoom – 2018
Qual é o principal motivo para você não ter intenção de comprar na Black Friday desse ano?
Não acredito que os descontos são reais
65%
Estou mais cauteloso com meu orçamento por causa da crise
20%
Estou mais cauteloso com meu orçamento por ser ano eleitoral
7%
Estou desempregado e compro apenas o essencial
5%
Não sei como funciona esse evento
3%
Fonte: Zoom – 2018
Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento? Os respondentes podiam selecionar mais de uma opção
Eletrônicos
53%
Eletrodomésticos
52%
Celulares/ Smartphones
50%
Informática
38%
Casa e Decoração
23%
Moda e Acessórios
21%
Saúde / Cosméticos e Perfumaria
14%
Livros
13%
Esporte e Lazer
13%
Outro
10%
Alimentos e Bebidas
8%
Fonte: Zoom – 2018
Quanto você pretende gastar na Black Friday 2018?
Mais de R$ 1.000
57%
de R$$ 500 a R$1.000
26%
de R$ 200 a R$ 500
12%
até R$ 200
5%
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende usar o seu 13º salário para fazer as compras?
Não
67%
Sim
33%
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal?
Sim
62%
Não
38%
Fonte: Zoom – 2018
O que você prioriza na hora de fazer uma compra?
Preço
77%
Lojas em que já teve uma boa experiência de compra
12%
Outro
5%
Frete
5%
Prazo de entrega
1%
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou em lojas online?
Lojas online
54%
Lojas físicas e online
45%
Lojas físicas
1%
Fonte: Zoom – 2018
Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data?
Sim
58%
Não
42%
Fonte: Zoom – 2018
Qual é o seu sexo?
Masculino
63%
Feminino
37%
Fonte: Zoom – 2018
Em que faixa etária você se encaixa?
Entre 50 e 60 anos
16%
Entre 35 e 39 anos
14%
Entre 30 e 34 anos
14%
Entre 25 e 29 anos
13%
Entre 40 e 44 anos
13%
Entre 18 e 24 anos
13%
Entre 45 e 49 anos
10%
Mais de 60 anos
6%
Menor de 17 anos
1%
Fonte: Zoom – 2018
Em qual região do Brasil você mora?
Região Sudeste
55%
Região Nordeste
18%
Região Sul
16%
Região Centro-Oeste
8%
Região Norte
3%
Fonte: Zoom – 2018

Sobre o Zoom:
O Zoom é um comparador de preços e produtos que oferece o melhor serviço de apoio à compra, disponível em site e aplicativo. O serviço apresenta mais de 11 milhões de ofertas de 400 lojas confiáveis, divididas em 30 categorias. Com 30 milhões de visitas por mês, representa um crescimento de 70% em geração de tráfego para o varejo. Fortemente presente nas redes sociais e com uma ampla curadoria de conteúdo, o Zoom disponibiliza aos seus usuários ferramentas que o ajudam a fazer uma compra qualificada e de acordo com as suas necessidades. Lançado em 2011, o Zoom hoje conta com mais de 100 funcionários e está há sete anos consecutivos entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro pelo Great Place to Work. O Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS. 
Confira o programa “Dando um Zoom” no canal do YouTube do Zoom: youtube.com/deumzoom   

Fonte: Black Friday 2018, Zoom

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço