Em passagem pelo Brasil, Lyoto Machida treina com o pai e reforça os princípios do caratê
Lyoto Machida
O lutador passou uma semana em Belém (PA) para aprimorar as técnicas do caratê, sua modalidade de base.
Durante a última semana de setembro, o lutador de MMA Lyoto Machida fez uma rápida visita à família, aqui no Brasil. O objetivo da passagem do atleta pela terra que o projetou para o esporte é aprimoramento constante: o dragão fez um intensivo de treinos com seu pai, Yoshizo Machida, com o objetivo de refinar cada vez mais suas técnicas de caratê no processo de preparação para sua estreia no Bellator. Lyoto tem o próximo desafio marcado para dia 15 de dezembro, contra o também brasileiro Rafael de Carvalho.
Em Belém, Lyoto treinou a Academia Machida, seguindo as orientações do seu treinador e amigo, o preparador físico Vinicio Antony. “A gente está dando muita ênfase no treinamento de caratê, atualmente, que é a modalidade de luta na qual Lyoto detém a maestria”, completa.
Ao contrário do que parece, essa semana de treinamento aqui no Brasil tira o lutador de sua zona de conforto. Com assistência integral do pai, a prática tem o intuito de resgatar habilidades que foram pouco desenvolvidas anteriormente e deixar o atleta mais “refinado” quando o assunto é técnica. “O caratê é o que me diferencia dos demais lutadores é o meu estilo de luta principal, por isso é importante cuidar de cada ajuste nesse processo”, explica Lyoto. “Fazemos melhorias que são bastante pontuais, mas que podem mudar o resultado final de uma luta”.
Mudança de estratégia
Desde dezembro de 2017, Lyoto vem seguindo um rigoroso cronograma de treinamento criado por Vinicio Antony especificamente para o lutador. “Fisicamente, ele é um atleta invejável. Tem uma capacidade física muito grande. Então é um material maleável, muito fácil de desenvolver. Já que ele possui essa capacidade, basta só o treinamento certo para chegar a melhor versão”, analisa o preparador físico. O plano inteiro tem duração de um ano e meio e é dividido em fases que priorizam as condições técnicas, físicas e psicológicas do lutador.
A primeira mudança de treinamento foi “estrutural”, segundo Vinicio. A segunda mudança foi quanto à lapidação dos movimentos do lutador. “Implementamos um treino voltado à especificidade do trabalho de coordenação e de equilíbrio. Uma tarefa diária de correção”, observa Vinicio.
Essa nova estratégia já mostra resultados: Lyoto venceu a luta contra Vitor Belfort em maio deste ano, está em sua melhor forma física, com ganho de massa muscular. Agora retorna para Los Angeles para o Camp da luta contra Rafael Carvalho. “Sempre existe uma fase de estudos para o confronto”, conta Lyoto Machida. “Porém o meu treino não muda para o adversário que vou enfrentar. Na verdade, o foco não está exatamente no outro, porque ele também está se preparando, e sim em mim. A busca no processo de preparação é desenvolver ao máximo os meus pontos mais fortes, físicos e mentais, e chegar na minha melhor performance para a luta”.
Fonte: Lyoto Machida
Nenhum comentário
Postar um comentário